Terremoto no Afeganistão deixa ao menos 800 mortos e 2,5 mil feridos
Mundo Vitrine

Terremoto no Afeganistão deixa ao menos 800 mortos e 2,5 mil feridos

01/09/2025 | 14:02 Por Redação MZ

Um terremoto de magnitude 6 atingiu o leste do Afeganistão na noite de domingo (31), deixando pelo menos 800 mortos e 2,5 mil feridos, segundo o Ministério do Interior. A província de Kunar foi a mais afetada, registrando a maior parte das vítimas.

As autoridades alertam que o número de mortos pode aumentar, já que várias áreas atingidas são de difícil acesso. De acordo com Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde, diversas aldeias foram completamente destruídas, e centenas de pessoas ainda estariam sob os escombros. “As operações de resgate ainda estão em andamento e os números de mortos e feridos estão mudando. Que Deus tenha misericórdia de nós”, declarou.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do tremor foi localizado a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. Após o abalo principal, outros tremores secundários foram sentidos, principalmente em Kunar.

O Talibã afirmou que mobilizou equipes de resgate, mas ressaltou que os recursos do governo são limitados. O porta-voz Zabihullah Mujahid fez um apelo para que organizações humanitárias auxiliem no socorro, especialmente em regiões montanhosas. Em resposta, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou estar mobilizando voluntários e declarou solidariedade ao povo afegão.

O Afeganistão é uma região propensa a terremotos devido à localização na cordilheira Hindu Kush, onde se encontram as placas tectônicas da Índia e da Eurásia. No ano passado, uma série de tremores já havia deixado mais de mil mortos no oeste do país. O novo abalo reacende a preocupação com a vulnerabilidade da região a tragédias desse tipo.