Tiago Leifert fala sobre atual estado de saúde da filha com câncer raro nos olhos
Famosos

Tiago Leifert fala sobre atual estado de saúde da filha com câncer raro nos olhos

05/06/2024 | 18:00 Por Redação

 

Três anos após deixar a Globo, o apresentador Tiago Leifert compartilhou como está aproveitando o tempo livre para estar com sua filha Lua, que foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de câncer na retina, ainda em 2021, quando tinha menos de um ano.

Leifert ressaltou a importância de controlar seu tempo para estar presente na vida de Lua. “É muito gostoso poder controlar seu tempo. Principalmente, porque eu demorei para ser pai. Eu fui pai com 40 anos e quero aproveitar minha filha. Quero ficar com ela, com meus sobrinhos, quero vê-la crescer, quero estar muito presente e estou conseguindo”, disse ele em entrevista à revista Quem.

Falando sobre a rotina que tinha como apresentador do BBB, Leifert mencionou a liberdade que agora possui. “Não preciso estar no Rio de Janeiro no dia seguinte, não tenho que fazer ‘Jogo da Discórdia’ na segunda-feira à noite. Agora, consigo controlar mais meu tempo. Estou gostando. Já já ela [Lua] vai crescer e não vai mais olhar na minha cara e aí eu penso o que vou fazer da minha vida”

A pequena Lua, agora com 3 anos, segue em tratamento. “Ela está muito sapeca, precisa de quatro adultos para vigiar – um em cada ponto cardeal – senão, ela foge. Ela é muito arteira, esperta e está bem. Está em tratamento ainda. O câncer vai demorar bastante para a gente poder comemorar alguma coisa, a gente tem o dia a dia, porque ele é traiçoeiro”, contou Leifert, elogiando a força e a vivacidade da filha.

Ele também falou sobre a resiliência de Lua durante o tratamento. “Ela ignora o tratamento e enfrenta tudo com muita garra. Apesar das dificuldades, ela mantém um espírito de luta que nos inspira”, finalizou Leifert.

O Que é Retinoblastoma?

Retinoblastoma é um tumor maligno que afeta a retina, a parte do olho responsável por captar a luz e transmitir imagens ao cérebro. O oncologista pediátrico Joaquim Caetano de Aguirre Neto explica que, conforme o tumor cresce, ele pode comprometer a visão e outras partes do olho, podendo se estender até o nervo óptico e alcançar o cérebro.

Causas e Tratamento do Retinoblastoma

Não há uma causa específica para o retinoblastoma, mas o oncologista destaca que alguns casos podem ser hereditários. “Cerca de 10% dos casos de retinoblastoma unilateral são herdados dos pais. No retinoblastoma bilateral, essa porcentagem pode chegar a 25%.”

Os tratamentos variam conforme a extensão da doença e podem incluir desde a remoção do olho até técnicas avançadas de terapia ocular, como laser, crioterapia e quimioterapia intra-arterial. Em casos mais avançados, quimioterapia endovenosa e radioterapia são opções.

Detecção Precoce

Existe uma lei que exige o teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, para todos os recém-nascidos. Este teste é crucial para detectar alterações na retina precocemente. Consultas periódicas ao pediatra também são fundamentais nos primeiros anos de vida para garantir a saúde ocular das crianças.

 

Com informações: Portal Rádio Itatiaia e Quem

1.006 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!