AgronegócioDestaquesPolíticaRegião Campos Gerais

Tirol inaugura maior investimento da história de Ipiranga

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (07) da inauguração oficial da primeira unidade industrial da Lacticínios Tirol no Paraná, em Ipiranga, nos Campos Gerais – os testes assépticos, que antecedem a produção comercial, foram iniciados em abril na nova planta. O complexo de 33,1 mil metros quadrados de área construída vai gerar 160 empregos diretos neste primeiro momento, além de outras centenas de vagas indiretas. O investimento por parte da empresa foi de R$ 152 milhões.

A capacidade inicial de produção da unidade, com foco de leite longa vida (UHT), será de 600 mil litros por dia, com potencial de expansão para até 1,2 milhão de litros. “Com a Tirol, o Paraná passa a abrigar mais uma grande empresa do País. Uma conquista importante para a geração de emprego e renda na região dos Campos Gerais, sem contar o fortalecimento da nossa bacia leiteira”, afirmou o governador. “A empresa nos ajuda também ao funcionar como uma espécie de cartão de visitas, atraindo mais investimentos para o Paraná. E, por consequência, mais emprego, renda e desenvolvimento em todo o Estado”.

Ratinho Junior lembrou que o Paraná é a segunda unidade da federação que mais produz leite no Brasil. São, em média, 4,4 bilhões de litros por ano, inferior apenas a Minas Gerais, com 8,9 bilhões de litros/ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018). Em dez anos, destacou ele, a produção paranaense cresceu cerca 55% – em 2008 era de 2,8 bilhões de litros.

Os Campos Gerais respondem por cerca de 646 milhões de litros deste montante. É superado apenas pela Região Sudoeste, a maior bacia leiteira do Paraná, com 1 bilhão de litros por ano. “Trabalhamos agora para industrializar essa produção. Fazer exatamente o que a Tirol faz: transformar em leite longa vida, leite condensado, achocolatado. É isso que agrega valor e tem condições de gerar milhares de empregos no Paraná”, ressaltou Ratinho Junior.

Panorama de crescimento da produção de leite que deve se repetir em 2021. Entre janeiro e março, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, foram adquiridos 879,2 mil litros de leite cru, dos quais 879 mil litros acabaram industrializados. O volume foi 3,8% superior no comparativo com o primeiro trimestre de 2020 – produção de 315,7 mil litros em janeiro, 278,9 mil litros em fevereiro e 284,6 mil litros em março.

Posts relacionados
DestaquesEsporteOlimpíadas

Dupla brasileira é eliminada no vôlei de praia em Tóquio

Os brasileiros Alison e Álvaro Filho foram eliminados do torneio de vôlei de praia da Olimpíada de Tóquio (Japão) após serem derrotados… Compartilhe isso:Facebook
DestaquesPonta Grossa

falecimentos em Ponta Grossa

  Nome Sexo Data Sepultamento Hora Sepultamento Cemitério Mais Detalhes SANDRA MARA HERTAL FEM 04/08/2021 16:30 SANTA LUIZA Compartilhe isso:Facebook
BrasilDestaquesPolítica

Superman de Ponta Grossa é citado na CPI da Covid e diz que reverendo agiu de má-fé

A sessão desta terça-feira (3 de agosto) da CPI da Covid teve uma inusitada e inesperada participação de um nome do Paraná…. Compartilhe isso:Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp