Dan Bahadur Karki, porta-voz da polícia de Katmandu, confirmou que os socorristas encontraram os corpos das vítimas carbonizadas, incluindo o de um estrangeiro. “O piloto foi resgatado e está recebendo atendimento médico”, disse Karki, refletindo a gravidade do incidente.
O avião, um Bombardier CRJ 200, pegou fogo após derrapar na pista durante a decolagem, conforme relatado pelo site de notícias Khabarhub. Imagens divulgadas pelo Exército nepalês mostram a fuselagem da aeronave completamente destruída e carbonizada.
Gyanendra Bhul, representante da autoridade de aviação civil, explicou à AFP que o voo estava programado para atividades de manutenção, um detalhe que lança luz sobre as circunstâncias do acidente. O Exército, responsável pela resposta rápida em casos de emergência, está auxiliando no resgate das vítimas.
Este incidente é mais um golpe para a indústria aérea do Nepal, que tem visto um crescimento rápido nos últimos anos, porém enfrenta críticas por seus padrões de segurança. A União Europeia, por exemplo, proibiu todas as companhias aéreas nepalesas de sobrevoar seu espaço aéreo devido a preocupações com segurança.
O último grande acidente envolvendo uma aeronave comercial no Nepal ocorreu em janeiro de 2023, quando um voo da Yeti Airlines caiu durante a tentativa de pouso em Pokhara, resultando na morte de todas as 72 pessoas a bordo.