Eleições 2020 Ponta Grossa

TRE-PR diz que eleitores não devem deixar de ir às urnas em função da pandemia

29/11/2020 | 08:00 Por Notícias Mz Modificado em 29, novembro, 2020 8:00

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá fazê-lo, desde que não esteja com o titulo suspenso ou cancelado. “O eleitor não deve ficar com medo de se dirigir ao seu local de votação. Todas as medidas de prevenção ao covid-19 foram tomadas pelo TRE”, destaca o desembargador Vítor Roberto Silva, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Roberto Silva referer-se ao índice de abstenção registrado em Ponta Grossa no domingo, 15. Foram 55.147 ponta-grossenses que deixaram de ir às urnas, do total de 239.611 aptos a votar. De acordo com informações da 139ª Zona Eleitoral, a porcentagem de comparecimento nestas eleições foi de 77,82%. Comparado aos dados das eleições majoritárias, em 2016, o número de abstenções foi de 20.717. Na época, haviam 222.716 eleitores aptos e 201.999 foram às urnas.

Para o desembargador, o fator determinante para o índice elevado de abstenção teria sido a cautela com relação à pandemia. “Não há o menor risco de contágio com o protocolo estabelecido. Cada mesário tem a seu dispor três máscaras descartáveis. A identificação do votante é realizada a distância segura, que é também respeitada no espaço entre os eleitores”, salienta,

Em razão da pandemia, não se utilizou a biometria. As reclamações são improcedentes, na opinião do desembargador. “O enorme perigo de contágio levou a resolução de não se usar o modelo”.

Fraudes
O fato deu causa a reclamações e até mesmo suspeitas com relação aos números finais do pleito do primeiro turno. Vítor Roberto Silva revela que não foram detectadas irregularidades. “Não procedem as suspeitas de erros ou de fraudes. As urnas eletrônicas são utilizadas desde 1976. Desde então, não tivemos casos de fraude em eleições”, diz o vice-presidente do TRE.

Lembra Vítor Roberto Silva que as fraudes ocorriam quando do sistema de cédulas. “As fraudes somente eram possíveis porque alguns eleitores possuiam dois títulos. Mas eles foram processados e condenados pelo ilícito”, finaliza Vítor Roberto Silva.

Portal Mz Notícia

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!