Três adolescentes, todos de 16 anos, foram apreendidos no fim da tarde desta quarta-feira (9) durante uma ação da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa, após suspeita de tráfico de drogas na região central da cidade.
A ocorrência teve início por volta das 17h45, quando a equipe GAT FOX foi acionada pela Central de Monitoramento (COGM) para verificar movimentações suspeitas nas imediações da passarela que liga o Centro POP ao estacionamento do Paraguaizinho. As câmeras de segurança flagraram um grupo de jovens em possível atividade relacionada ao tráfico.
Durante o deslocamento, os agentes foram informados de que os suspeitos haviam se dispersado. Pouco depois, três deles — dois rapazes e uma jovem — foram vistos caminhando em direção à viatura na Rua Fernandes Pinheiro, e acabaram sendo abordados.
Com um dos adolescentes, os guardas encontraram uma pequena porção de substância análoga à maconha, pesando 4,1 gramas, escondida no bolso da blusa. O mesmo portava também uma mini tesoura roxa em uma pochete. O segundo jovem carregava R$ 74,00 em dinheiro trocado, levantando suspeitas de envolvimento na comercialização da droga. Já com a adolescente não foi localizado nenhum entorpecente, mas ela admitiu aos agentes que recebia os valores das transações, fato também confirmado pelas imagens da central de monitoramento.
Durante varredura no trajeto percorrido pelo grupo, uma pedra de substância semelhante à cocaína foi localizada próximo ao ponto da abordagem. O entorpecente pesava aproximadamente 0,5 gramas.
Diante da situação e com respaldo das imagens do sistema de videomonitoramento, os três adolescentes foram apreendidos e encaminhados à 13ª Subdivisão Policial, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade de plantão. A condução até a delegacia foi realizada com acompanhamento de agentes femininas, conforme os protocolos para transporte de menores.