Nesta segunda-feira (07), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede social Truth Social para sair em defender do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro será réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de atuação em suposta trama golpista, e está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou e deixou claro que o Brasil é um “país soberano” e que “não aceita interferência”.
“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país – também, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.
Bolsonaro é investigado por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, entre outros crimes.
Informações: Metrópoles