Eleições 2020 Mundo Notícia Política Rádio Mz

Trump promete ‘transição ordeira’

07/01/2021 | 11:00 Por Notícias Mz Modificado em 07, janeiro, 2021 11:00

Mesmo que discorde totalmente do resultado da eleição haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro, afirmou o presidente dos EUA.

Trump relutava reconhecer a derrota para Biden e afirmava ter ocorrido fraude durante o processo para contabilizar os votos eleição, apesar de não haver nenhuma prova ou evidência de que isso tenha ocorrido.

“O anúncio do estado da votação pelo presidente do Senado será considerado uma declaração suficiente para as pessoas eleitas presidente e vice-presidente dos Estados Unidos para o mandato que começa no dia 20 de janeiro de 2021 e será inscrito junto à lista de votos nos jornais do Senado e da Câmara dos Representantes” –  afirmou Pence após a contagem dos votos do Colégio Eleitoral.

“Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje: vocês não ganharam”, disse Pence durante seu discurso na reabertura.

“A violência nunca vence. A liberdade vence. Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo testemunhará novamente a resiliência e a força de nossa democracia. E está ainda é a casa do povo. Vamos voltar ao trabalho”, concluiu.

Em condições normais, a sessão seria um procedimento meramente formal. Mas Trump pressionava Pence, que presidiu a sessão porque o vice-presidente dos EUA também ocupa o cargo de presidente do Senado, a não aceitar a certificação de Biden.

Ao retomar a sessão, Pence que também saiu derrotado na tentativa de se reeleger como vice na chapa de Trump criticou a invasão do Capitólio e celebrou a volta da sessão.

A declaração foi publicada pelo porta-voz da Casa Branca, Dan Scavino, e foi feita após apoiadores do governo Trump invadirem a sede do Congresso americano, e causar a suspensão da sessão.

Quatro pessoas morreram durante a invasão segundo a polícia.

 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!