O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (29) que não poderá se candidatar novamente à presidência do país, citando o limite de dois mandatos estabelecido pela Constituição norte-americana.
“Eu diria que, se você ler a Constituição, verá que é bem claro: eu não posso me candidatar. É uma pena. Mas temos muita gente boa”, disse Trump. Ele acrescentou: “E, sabe, com base no que li, acho que não tenho permissão para concorrer, então vamos ver o que acontece”.
A possibilidade de um terceiro mandato gerou especulação nos bastidores após declarações de aliados do presidente sugerindo planos para que ele pudesse concorrer novamente à Casa Branca. Trump já havia brincado sobre a ideia de disputar um terceiro mandato, e bonés com a inscrição “Trump 2028” chegaram a ser vistos em uma sala próxima ao Salão Oval.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, comentou na terça-feira (28) que, apesar do desempenho positivo de Trump, ele está ciente das limitações impostas pela Constituição. “Foi uma ótima gestão, mas acho que o presidente sabe, e nós já conversamos sobre isso, das limitações da Constituição, por mais que muitos americanos lamentem isso”, afirmou Johnson.
Questionado sobre a conversa com Johnson, Trump respondeu aos repórteres a bordo do Air Force One: “Nem quero falar sobre isso, porque, sabe, o triste é que estou com os melhores índices de aprovação da minha vida.”
O presidente descartou recentemente qualquer manobra para contornar a Constituição, incluindo a possibilidade de se candidatar como vice-presidente para depois assumir a presidência em caso de renúncia do eleito, afirmando que seria “esperar demais” tentar esse caminho.





