DestaquesEducaçãoPonta Grossa

UEPG participa de evento que debate a educação básica no Brasil

Foto: UEPG

 

Inicia em 28 de abril, às 18h, o I Ciclo de Palestras de Formação Política para Professores da Educação Básica, uma parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Paulo Sergio Tumolo e terá como tema “Historicizando a realidade: o ponto de partida para a compreensão da educação”. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 15 de abril.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo promover reflexões acerca da educação básica, para que os professores possam compreender mais a fundo a realidade material das escolas brasileiras. Estão previstos oito encontros com datas a serem definidas a cada mês e divulgadas no grupo de inscritos do evento. As transmissões acontecem pelo YouTube.

A ação é promovida pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná. O Ciclo conta com o apoio de grupos de pesquisa das Pós-graduações em Educação da UEM, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); e a Pós-graduação em Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Programação

Devem acontecer oito encontros mensais até novembro. As datas ainda serão definidas. Além da palestra inicial com o professor Paulo Sergio Tumolo, haverá, em maio, palestra com Pedro Jorge de Freitas, que vai explicar “Como entender o mundo: a centralidade do trabalho”. Em junho, o evento abordará “O Estado do capital e a escola que temos”, com a participação de André Ricardo de Oliveira e Neide de A. L. Galvão Favaro. Já em julho, Gisele Masson e Michelle Fernandes Lima discutirão “As políticas educacionais: para onde vamos?”.

A palestra “A alienação e a educação: algumas reflexões”, por Juliane Zacharias Bueno, marca o evento de agosto. Em setembro, Ademir Quintilio Lazarini e Rosângela Aparecida Mello apresentam a fala “O homem e a cultura”. Na edição de outubro, o evento discute “A escola e a formação humana: o que queremos, o que é possível?”, com a participação de Ivo Tonet. O ciclo encerra com a palestra “Amanhã será outro dia: podemos mudar o mundo?”, de Ricardo Scopel Velho. O evento acontece pelo Youtube e haverá emissão de certificado de 32 horas ao fim do ciclo.

ciUEPG

Comentários
Posts relacionados
DestaquesPolicialPonta Grossa

Jovem morto em atropelamento é identificado, em Ponta Grossa

Um atropelamento na BR 376 na madrugada de hoje, 22, tirou a vida de um jovem, em Ponta Grossa. Gabriel Bueno, 19… Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPolicialPonta Grossa

Mãe e bebê são atropelados por carro, no Nova Rússia

Uma mulher de 27 anos e seu filho de apenas 5 meses foram atropelados por um veículo na tarde de ontem, 21,… Compartilhe isso:TwitterFacebook
GeralPolicialPonta Grossa

Casal é mantido em cárcere privado e tem camionete roubada em PG

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp