CoronaDestaquesSaúde

Um terço dos pacientes com covid sofre distúrbios neurológicos ou mentais

Toby Melville/Reuters

 

Casos de derrame, demência e outros distúrbios neurológicos após a Covid-19 são mais raros, segundo os pesquisadores

Um em cada três sobreviventes da Covid-19 em um estudo envolvendo mais de 230 mil pacientes, a maioria deles norte-americanos, foi diagnosticado com distúrbio cerebral ou psiquiátrico dentro de seis meses, sugerindo que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, afirmaram cientistas nesta terça-feira.

Os pesquisadores que conduziram a análise disseram que não está claro como o vírus está ligado a condições psiquiátricas como a ansiedade e a depressão, mas que esses são os diagnósticos mais comuns entre os 14 distúrbios que foram considerados.

Casos de derrame, demência e outros distúrbios neurológicos após a Covid-19 são mais raros, segundo os pesquisadores, mas ainda assim são significativos, especialmente em pacientes que tiveram quadros graves da doença.

“Nossos resultados indicam que doenças cerebrais e distúrbios psiquiátricos são mais comuns após a Covid-19 do que após a gripe ou outras infecções respiratórias”, disse Max Taquet, psiquiatra da Universidade britânica de Oxford, um dos coautores do trabalho.

O estudo não pôde determinar os mecanismos biológicos ou psicológicos envolvidos, afirmou Taquet, mas pesquisas urgentes são necessárias para identificá-los “com uma visão para prevenir e tratá-los”.

Exame

Comentários
Posts relacionados
BrasilDestaquesPolítica

STF vota suspeição de Moro dia 14 e Lula pode novamente perder seus direitos politicos ficando inelegível

STF pode retroceder e reformar decisão referente a suspeição de Moro. Destino político de Lula pode estar ameaçado. Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
CoronaGeralPonta Grossa

Pessoas com 75 anos ou mais serão vacinadas com a 2ª dose nesta terça (13)

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesPonta Grossa

Novo decreto autoriza abertura de parques e retorno de funcionários públicos ao trabalho

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa emitiu novo decreto neste sábado (10). O documento  passa vigorar de 12 a 26 de abril… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp