Ponta Grossa

VCG opera com 60% da frota e transita com capacidade completa

20/11/2020 | 15:55 Por Notícias Mz Modificado em 20, novembro, 2020 3:55

Operando com apenas 60% de sua frota -160 veículos, a Viação dos Campos Gerais (VCG), está tendo sua capacidade de lotação completa (220 passageiros) nos horários de pico nos carros articulados diariamente, apurou a equipe de reportagem do MZNOTICIA.

Os articulados possuem 52 assentos, sendo dez deles para pessoas portadoras de necessidades especiais e usuários com idade igual ou superior a 60 anos. Resumindo, 162 pessoas ‘espremidas’ durante o trajeto. A situação somente não é pior porque 100% dos estudantes estão fora do sistema.

A VCG retirou dois veículos articulados interterminais da Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas, que passaram a ter seis ônibus cada. A frequência (tempo de espera) passou de oito para 16 minutos.

Os carros ditos “Sem parar” estão parando nos pontos, para absorver um pouco da demanda e também tiveram o número de passageiros elevado.

A situação piora nas vilas. As linhas que tinham dois veículos, agora contam com apenas um, subindo a frequência de 20 para 40 minutos. Foram retirados também os ônibus intermediários. Os percursos com quatro ou mais veículos também sofreram redução em 50%.

A queixa da VCG é a de que a Prefeitura deveria dar sustentação à margem que se criou com a situação da pandemia, custando a empresa cerca de R$ 9,00 a tarifa, muito em razão da gratuidade, o que pesa na planilha, resultando em oneração àqueles que pagam pelo transporte.

O número de gratuidade vai além dos idosos e portadores de necessidades especiais, alcançando também pessoas com cadastros em Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Portal MZ Notícia – Luís Carlos Pimentel

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


blank

Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!