Vereadores que investigam contrato da coleta de lixo em PG, são impedidos de acessar aterro
Ponta Grossa Vitrine

Vereadores que investigam contrato da coleta de lixo em PG, são impedidos de acessar aterro

17/04/2025 | 17:26 Por Redação MZ

Na manhã desta quinta-feira (17), os  vereadores Professor Careca (PV) e Teka dos Animais (União Brasil), integrantes da Comissão Especial de Investigação (CEI), foram impedidos de acessar o Centro de Tratamento Vila Velha, localizado em Teixeira Soares.

A comissão apura o contrato da coleta de lixo em Ponta Grossa.

A Ponta Grossa Ambiental (PGA), uma das empresas do grupo responsável pela operação do aterro, é contratada pela Prefeitura de Ponta Grossa para a prestação do serviço e é alvo da investigação conduzida pela comissão parlamentar.

De acordo com os vereadores, a entrada no local foi negada mesmo após a solicitação de apoio de uma viatura da Polícia Militar (PM). Diante da negativa, foi registrado um boletim de ocorrência e os parlamentares informaram que o caso será levado ao conhecimento do Ministério Público.

Segundo relato do presidente da CEI, Professor Careca, a justificativa apresentada pelos funcionários da PGA e da empresa Zero Resíduos – ambas do mesmo grupo – foi a ausência de aviso prévio e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pelos visitantes.

“Chegando aqui fomos questionados sobre avisar previamente. Não faz sentido prático exigir ofício para fiscalização”, afirmou Careca.

A vereadora Teka dos Animais, relatora da comissão, também criticou a exigência.

“Já pensou ter que enviar ofício com data e hora de uma fiscalização? Se houver algo de errado, é natural que tentem corrigir antes da vistoria”, disse a vereadora.

Os vereadores afirmam que, na semana anterior, realizaram uma visita à Usina de Lixo, também operada pela empresa, sem aviso prévio, e identificaram supostas irregularidades no local.

Sobre os EPIs, os parlamentares afirmaram que esperavam que a empresa fornecesse os equipamentos necessários para visitantes. “Você vai em qualquer empresa grande e há EPI para visitantes disponível”, declarou o vereador Careca.

Da asssessoria 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!