GeralParanáPolicial

Vídeo: Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes no auxílio emergencial

Foto: PF na operação Checker- Divulgação PF

 

A Polícia Federal lançou a Operação Checker nesta manhã (6) para encerrar o esquema de fraude do auxilio emergencial do governo federal e identificar o possível envolvimento de uma organização criminosa na fraude.

Cerca de 12 policiais federais cumpriram 2 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão em Umuarama, no noroeste do Paraná.

No caso de fraude, os entrevistados utilizavam programas de computador que geravam o CPF e softwares chamados de “verificadores”, que identificavam os titulares que poderiam receber o auxilio emergencial. Os saques foram feitos diretamente em caixa eletrônico, agência bancária ou, no caso de valores maiores, por transferência via sistema PIX.

Confira o vídeo

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas dessas fraudes, bem como aos cofres públicos, em decorrência dos primeiros pagamentos, seja próximo a R $ 1 milhão, sem levar em consideração outros riscos potenciais que podem ser investigados a partir da análise do material apreendido.

Centenas de pessoas deixaram de receber benefícios justamente no momento mais agudo da pandemia. O líder do programa já foi investigado por outros crimes semelhantes, coordenando golpes anteriores na região de Umuarama de falsificação de documentos e atuação no roubo fraudulento do Auxílio Emergencial, utilizando software desenvolvido por hackers desde o início do programa.

Informações – Banda B

Comentários
Posts relacionados
CinemaGeralMundo

Morre aos 52 anos, atriz de Harry Potter e Peaky Blinders

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
BrasilGeralPolicial

Quadrilhas que fraudavam auxílio emergencial são desarticuladas pela PF

Comentários Compartilhe isso:TwitterFacebook
DestaquesEconomiaParaná

Paraná tem o segundo aumento na tarifa de água em 2021

A tarifa da água vai ficar 5,77% mais cara no Paraná. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou… Compartilhe isso:TwitterFacebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chat online
1
Olá. Posso ajudar?
tudo bem ?
Fique a vontade para mandar mensagem :)
faça parte do nosso grupo do Whatsapp