Seis terneiros mortos foram encontrados abandonados às margens de uma estrada rural na localidade do Guaragi, em Ponta Grossa. Junto a eles, também estaria um cachorro dentro de uma sacola.
As imagens da cena chocante foram divulgadas no final da semana passada por um morador que passou pelo local e registrou o flagrante. Revoltado com a situação, ele cobrou maior conscientização da população, destacando que a área é próxima ao arroio João de Maria, o que pode representar um risco ambiental.
Até o momento, não há informações sobre a autoria do crime ou sobre a procedência dos animais, que aparentam ter sido abatidos antes de serem descartados na estrada. De acordo com práticas corretas de manejo, animais falecidos ou abatidos devem ser enterrados em espaços adequados, destinados à decomposição das carcaças, para evitar a contaminação do solo e de fontes de água.
Abandonar carcaças de animais em áreas públicas ou rurais pode gerar multa e penalidades, conforme previsto em legislações ambientais. A punição para quem for flagrado praticando tal ato pode variar de acordo com a gravidade do crime ambiental, podendo chegar a multas que variam, não exatamente, mas entre R$ 5 mil até R$ 50 mil, além de responder por crime de poluição ambiental.
Ainda não há informações se o caso foi registrado ou se será registrado pelas autoridades competentes. Denúncias nesses casos podem ser repassadas para a Polícia Militar Ambiental (BPAmb- Força Verde) ou o IAT.