O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid e da Seleção Brasileira, comentou nas redes sociais, nesta segunda-feira (28), sobre a segunda colocação na disputa pela Bola de Ouro 2024, prêmio concedido pela revista France Football. O título de melhor jogador do mundo foi dado ao volante espanhol Rodri, do Manchester City, que recebeu a premiação em cerimônia realizada em Paris, França. “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados”, publicou o jogador no X (antigo Twitter), logo após a confirmação do resultado.
Vinícius, de 24 anos, era apontado como um dos favoritos para levar o prêmio. Em uma temporada de destaque, o brasileiro marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 partidas pelo Real Madrid, que conquistou a Champions League, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. O desempenho de Vini foi decisivo nas conquistas do clube espanhol.
O Real Madrid, que esperava ver Vini Jr como o quinto brasileiro a ganhar a Bola de Ouro, teve seis jogadores entre os indicados, mas nenhum compareceu ao evento. Já Rodri, peça fundamental do Manchester City, ganhou o prêmio pela primeira vez. O espanhol foi um dos destaques na conquista da Eurocopa e também brilhou em campo no City, que venceu a Premier League, a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes. Ele encerrou a temporada com 50 jogos, marcando 9 gols e oferecendo 13 assistências.
A Bola de Ouro é decidida por um processo de votação que começa com uma lista de 30 indicados, elaborada por jornalistas e especialistas da France Football. Em seguida, 100 representantes dos países mais bem classificados no ranking da Fifa votam em seus favoritos. Os jurados ranqueiam dez jogadores, e cada posição ganha uma pontuação específica. O atleta com maior pontuação leva a Bola de Ouro, e, em caso de empate, o critério de desempate é o número de votos em primeiro lugar.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia | Foto: Divulgação/ Real Madrid