Eleições 2020 Política Ponta Grossa

Vinte partidos estão representados na corrida eleitoral em PG

14/11/2020 | 08:00 Por Notícias Mz Modificado em 14, novembro, 2020 8:00

Trinta e cinco partidos políticos estão registrados no Superior Tribunal Eleitoral. Desses, 20 estão representados na corrida eleitoral à Câmara Municipal de Ponta Grossa. Confira quantos candidatos, que concorrem a vaga no legislativo, representam cada um deles, e como foi o início dos partidos.

AVANTE – Avante é um partido político brasileiro, fundado como Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) por dissidentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), em 1989. Seu número eleitoral é o 70 e obteve registro definitivo em 11 de outubro de 1994.[12] Disputa as eleições brasileiras desde 1990. Seu símbolo era um coração. Em outubro de 2020 contava com 211.814 filiados em todo o país. É um partido trabalhista de ideologia nacionalista e social-democrata, sendo considerado um partido de centro.
Concorre com uma chapa de 29 candidatos à Câmara Municipal de Vereadores

DEM – Democratas é um partido político brasileiro de Centro-direita cuja Filosofia política é o conservadorismo-liberal. Foi fundado em 1985 como Partido da Frente Liberal (PFL), fruto de dissidência do Partido Democrático Social (PDS) por causa das articulações que ao fim elegeram Tancredo Neves à presidência da República após vinte e um anos do Golpe Militar de 1964. Embora a ata do congresso de 2007 do PFL tenha exatamente proposto (e sido aprovada) nova denominação para o partido, de forma minoritária há a ideia de o Democratas ser apenas sucessor do PFL. Assim, a denominação Democratas data de 28 de março de 2007, seu código eleitoral é o 25. Com 1.023.531 filiados em outubro de 2020, é o sétimo maior do país.
Vinte e sete filiados compõem a chapa de candidatos a vereadores

MDB – O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), anteriormente Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), é um partido político brasileiro de centro. Foi apontado como a legenda partidária de maior número de filiados, sendo 2.158.996 filiados em outubro de 2020, apesar de não ter eleito nenhum presidente da república através do voto direto, com três vice-presidentes, que se tornaram presidentes após falecimento ou impeachment dos presidentes eleitos. Seu código eleitoral é o 15.
Disputa o pleito com 29 candidatos à Câmara de Vereadores

PATRIOTA – O Patriota é um partido político brasileiro. Obteve seu registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de junho de 2012. Seu código eleitoral é o 51. Em 2017, após enquete eletrônica, o comando nacional do partido deixou a designação de fundação Partido Ecológico Nacional (PEN), renomeação esta autorizada pelo TSE em 26 de abril de 2018. Em setembro de 2020 possuía 330.906 filiados.
É apontado diferentemente por diversos segmentos quanto ao espectro ideológico: é classificado como de Centro por alguns, de Direita, Centro fisiológico e também como Progressista.
Busca cadeiras no parlamento municipal com 30 candidatos

PCdoB – O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro que define-se como sendo de esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.
Foi criado em 1958 como uma dissidência alinhada ao stalinismo dentro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que, àquela época, apoiava as reformas defendidas por Nikita Khrushchov durante o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética em 1956 e que, mais tarde, ficaram conhecidas como desestalinização. A dissidência era liderada por Mauricio Grabois, João Amazonas e Pedro Pomar e resolveu se separar do partido após o documento Carta dos Cem (assinada por cem militantes, em quatro Estados do País) ter sido rejeitado no V Congresso do PCB. Logo após, em 1962, é fundado por essa dissidência o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Possui 21 postulantes ao legislativo ponta-grossense

PDT – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) é um partido político brasileiro. Foi fundado em 1979, logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar, sendo alinhado às ideologias trabalhista, socialista democrática e social-democrata. Seu símbolo é a “mão segurando a rosa”, representando o socialismo e a social-democracia. O código eleitoral do partido é o 12. Com 1.160.239 filiados em outubro de 2020, é o quinto maior do país.
Vinte candidatos à Câmara Municipal

PROS – O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) é um partido político do Brasil fundado em 4 de janeiro de 2010, mas que obteve seu registro definitivo pelo TSE apenas em 24 de setembro de 2013. Seu número eleitoral é o 90 e suas cores são o azul e o laranja. O atual presidente do PROS é Eurípedes Júnior. No início de outubro de 2013 anunciou-se que o então governador do Ceará, Cid Gomes e seu irmão, Ciro Gomes, iriam filiar-se ao novo partido, mas o deixaram em 2015.
Com relação ao espectro político, alguns cientistas políticos apontam-no como de centro-esquerda, outros como sendo de esquerda progressista e ainda do centro fisiológico
Vinte e nove candidatos buscam uma cadeira no legislativo municipal

PRTB – O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 28 e obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997. De acordo com o programa divulgado no site do partido, a principal bandeira ideológica é o “trabalhismo participativo”, no qual o capital possa interagir com o trabalho e estabelecer interesses mútuos, em vez de explorar o trabalho. Apesar de se definir como trabalhista, o partido apresenta-se como conservador no aspecto cultural, sendo próximo à direita política nesse quesito.
Vinte e oito candidatos à Câmara Municipal

PSB – O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é um partido político brasileiro fundado em 1985 que segue a ideologia socialista democrática. Foi criado por um grupo político que reivindicou a legenda e sigla do antigo PSB. Obteve registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral em 1º de julho de 1988 com o código eleitoral 40. Externamente, é membro da Aliança Progressista. No dia 13 de agosto de 2014 morreu vítima de acidente aéreo, o então presidente do PSB e candidato a presidência da República, Eduardo Campos. Com 640.005 filiados em outubro de 2020, é o nono maior do país.
Sai em busca de cadeiras no parlamento municipal com 29 aspirantes

PSC – Partido Social Cristão (PSC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 20 e obteve registro definitivo em 29 de março de 1990. No mesmo ano, elegeu o governador de Alagoas, Geraldo Bulhões. Usa o Ichthys como simbologia. Em outubro de 2020 possuía 418.106 filiados.A história do PSC começou em 1970, com a criação do PDR (Partido Democrático Republicano). Em 1985, depois da reabertura política, Vítor Nósseis deu continuidade ao trabalho da sigla, com a fundação do PSC. A denominação “Social Cristão” vem da crença dos partidários de que o Cristianismo, mais do que uma religião, é um estado de espírito que não segrega e não exclui, além de servir de base para que as pessoas tomem decisões de forma racional — daí, declara-se Pró-Vida e Pró-Família. Abertamente contrário ao marxismo, é historicamente anticomunista.
Disputa o pleito de 2020 com 22 candidatos a vereadores

PSD – Partido Social Democrático (PSD) é um partido político brasileiro. Seu número é 55. Em outubro de 2020 possuía 405.741 filiados. O partido foi concebido a partir de políticos dissidentes do DEM, PP, PSDB. A escolha do nome do partido é uma homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, filiado ao homônimo Partido Social Democrático, que existiu entre 1945 e 1965.
Possui 22 candidatos à Câmara Municipal

PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é um partido político brasileiro de centro. Surgiu da combinação entre a social-democracia, a democracia cristã e o liberalismo econômico e social. Foi fundado em 25 de junho de 1988 pelo ex-governador Mario Covas (à época, senador). Seu símbolo é um tucano nas cores azul e amarela: por esta razão, seus membros são, eventualmente, chamados de “tucanos”, e raramente de “peessedebistas”. O seu código eleitoral é o 45.
O número de candidados é de 16 à Câmara Municipal – Busca o Palácio da Ronda na figura da atual vice-prefeita, Elizabeth Schimidt

PSL – Partido Social Liberal (PSL) é um partido político brasileiro historicamente alinhado ao social-liberalismo, mas atualmente liberal apenas no âmbito econômico, defendendo o conservadorismo nos costumes. O partido foi fundado pelo empresário pernambucano Luciano Bivar em 30 de outubro de 1994, tendo seu registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2 de junho de 1998. O PSL tem 434.801 filiados em todo o país.
Vinte candidados à vereança

PSOL – O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é um partido político brasileiro fundado em junho de 2004. Obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005. Seu número eleitoral é o 50, suas cores são o vermelho, o amarelo e o laranja, e tem, como logotipo principal, um sol sorridente desenhado por Ziraldo. O espectro político do PSOL é definido como de esquerda à extrema-esquerda, defendendo o socialismo democrático. É considerado um partido de esquerda ampla, pois, não funcionando por centralismo democrático, agrega diversas correntes internas desde reformistas até revolucionárias.
Busca o Executivo Municipal com o professor e jornalista Sérgio Gadini pela segunda vez. Apresenta 24 candidatos ao legislativo.

PT – O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Em outubro de 2020, o partido contava com 1.534.821 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do MDB. Na legislatura atual (2019-2022), o PT tem a maior bancada na Câmara dos Deputados e a quinta maior do Senado Federal, junto ao DEM e PP, cada uma com 6 senadores, foi o único partido que elegeu uma governadora. Junto ao PSDB, seu histórico adversário, foi o maior partido que surgiu na luta pela redemocratização do Brasil, contra a ditadura militar.
Disputa a Prefeitura com o professor Edson Armando da Silva. Possui 27 candidatos a vereadores.

PTB – Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é um partido político brasileiro fundado em 1981 por um grupo político que reivindicou a legenda e sigla do antigo PTB, extinto pela ditadura militar em 1965. Seu código eleitoral é o 14. Com 1.090.115 filiados em outubro de 2020, é o 6º maior do país.
Participa da eleição com apenas dois candidatos a vereança
PTC – Partido Trabalhista Cristão (PTC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 36 e obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990. Foi criado após a redemocratização do Brasil, com o fim do regime militar, em 1985, sob o nome de Partido da Juventude (PJ), havendo participado com esta denominação das eleições de 1985, 1986 e 1988. No início de 1989, foi renomeado como Partido da Reconstrução Nacional (PRN) e elegeu o primeiro presidente via eleições diretas após a redemocratização do país, Fernando Collor de Mello. Em outubro de 2020 possuía 189.042 filiados.
Quinze candidatos à Câmara Municipal

PV – O Partido Verde é um partido político brasileiro. Surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas, tendo entre seus articuladores artistas, intelectuais, ativistas, ecologistas. É um partido de centro-esquerda no espectro político. O partido foi fundado em janeiro de 1986 no Rio de Janeiro. Um grupo composto por escritores, jornalistas, ecologistas, artistas e também por ex-exilados políticos, começou a dar forma ao PV. Os principais aspectos programáticos são o desenvolvimento sustentável e a diminuição da desigualdade social. Defende o pacifismo, o federalismo, o parlamentarismo, a democracia direta, uma reforma agrária ecológica, imposto negativo, democratização da mídia e o poder local. Busca o centralismo político. Seu código eleitoral é o número 43, sua cor é o verde e seu símbolo é um V. Em outubro de 2020 o partido possuía 364.834 filiados.
Concorre com 30 candidatos ao parlamento municipal

REPUBLICANOS – O Republicanos[nota 1] é um partido político brasileiro criado em 2003. Dois anos depois, em 25 de agosto de 2005, obteve o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nome de Partido Municipalista Renovador (PMR). Seu código eleitoral é 10. Foi fundado por partidários de José Alencar, então presidente honorário do Partido Liberal (PL) e vice-presidente da República. Em 2006, por sua sugestão, o partido mudou para o nome Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em 2019, o TSE autorizou a renomeação para “Republicanos”, que tinha sido aprovada em convenção nacional no mesmo ano. Com 474.708 filiados em outubro de 2020, é o décimo maior do país.
Vinte e sete candidatos ao legislativo

SOLIDARIEDADE – O Solidariedade é um partido político brasileiro, aprovado pelo TSE em setembro de 2013, cujo número eleitoral é 77. Seu presidente nacional e principal articulador é Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, sindicalista e presidente licenciado da Força Sindical. A ideologia do Solidariedade, conforme declarado pelo Paulinho da Força em 2013, é centro-esquerda. Em outubro de 2020 possuía 252.262 filiados.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!