Um vereador de Cianorte, região Noroeste do Paraná, teve sua cassação aprovada após uma sessão extraordinária realizada na última segunda-feira (11), na Câmara Municipal da cidade. Edvaldo Matias de Oliveira, do partido Patriota, teria duas denúncias para serem respondidas, uma sobre furto de energia e outra sobre a invasão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Foram seis votos favoráveis à cassação e três contrários. O vereador não conseguiu participar do julgamento devido a questões de saúde.
Os pedidos de cassação partiram do Partido Verde (PV), que em maio deste ano protocolou duas denúncias contra o vereador na Câmara Municipal.
Além disso, o PV pediu a instauração de uma Comissão Processante para avaliar a possibilidade de cassação do mandato de Edvaldo. Ambas as denúncias são de quebra de decoro do parlamentar, sob o argumento que as condutas do vereador são incompatíveis.
A primeira denúncia seria o roubo de energia ocorrido em 2014, antes de Edvaldo ser vereador. Já a segunda seria a invasão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) onde insultos foram feitos a funcionários durante o auge da pandemia de COVID-19.
Essa não é a primeira tentativa de cassação do mandato de Edvaldo, pois em agosto deste ano, os parlamentares se reuniram com o mesmo propósito, mas o processo foi arquivado pela presidência da Câmara
Com informações de TNOnline.