Nesta sexta-feira (8), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está em ação em todo o estado para cumprir ordens judiciais contra suspeitos de crimes relacionados à violência contra as mulheres. Essa iniciativa faz parte da Operação Átria, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com abrangência nacional e programada para ocorrer ao longo de todo o mês.
A Operação Átria, que envolve as polícias civis de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, sob supervisão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como objetivo combater a violência contra a mulher por meio da investigação de denúncias, instauração de inquéritos policiais, atendimento às vítimas e cumprimento de mandados de prisão. Além disso, ela inclui atividades educativas, como palestras, orientações e cursos.
As equipes policiais estarão empenhadas em localizar suspeitos e foragidos da Justiça envolvidos em casos de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres, entre outras formas de violência. O nome “Átria” foi escolhido em referência à estrela principal da constelação “Triângulo Austral” do Hemisfério Estelar Sul, presente na bandeira do Brasil, simbolizando o destaque dado à mulher e sua retirada da condição de vítima para colocá-la em evidência.
Com informações: Agência Estadual de Notícias