A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) interditou ontem (2) a Estrada do Alagados, na zona rural do município. Mais de 2 mil famílias que moram na região estão ilhadas, visto que, a Ponte Preta também está interditada. Além disso, os moradores reclamaram que o trecho está mal sinalizado.
“Colocaram uma fitinha, quem vai ver fitinha a noite e no escuro, o primeiro carro que passar arrebenta a fitinha e os demais que vem atrás”, afirmou o morador que teve o veículo atolado no lamaçal.
O trecho interditado tem 30 metros de distância e está totalmente intransitável. Fitas zebradas foram posicionadas na localidade a fim de indicar a proibição do tráfego de veículos leves e pesados. Devido à má sinalização no trecho, vários veículos ficaram durante a noite de ontem atolados na lama. A situação trouxe prejuízos as famílias e aos condutores. “Vários veículos atolados com família dentro, no escuro e sem condições de sair da lama. São 30 metros de estrada, cinco caminhões de pedra já está resolvido”, afirmou o pai família que teve o veículo atolado.
Por conta do prejuízo aos condutores, a má sinalização no trecho, as péssimas condições de trafego, o governo da Prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) foi duramente criticado por esquecer de realizar manutenção das estradas rurais do município. “Como que não coloca a noite uma viatura com um guarda municipal, pois tem um monte, ou no mínimo uns cones dos dois lados para avisar que está interditada o acesso para os veículos”, criticou o homem. Os moradores sentem-se abandonados pelo atual gestão.
Em vídeo, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, afirmou que os trabalhos de manutenção da estrada do Alagados serão realizados após o tempo melhorar. A declaração criticada pela população “Tem que esperar o tempo melhorar para arrumarem a estrada? Para colocarem cinco caminhões de pedra. Nem isso a secretaria de agricultura faz. Uma vergonha”, afirmou o morador.
Vídeos enviados ao Portal MZ Notícia mostram a situação das estradas da região Alagados. Nas imagens, é possível ver os veículos encalhados no lamaçal e sendo puxados por um trator. A falta de sinalização adequada foi umas das principais queixas dos moradores.
Na campanha eleitoral de 2020, a prefeita Elizabeth Schmidt juntamente com seus aliados, entre eles o Governador Carlos Massa Ratinho Junior prometeram pavimentar toda a cidade. No entanto, a realidade é outra: ruas esburacas, estradas rurais abandonadas, e a população a mercê da própria sorte.