78 imigrantes morrem em naufrágio de navio
Mundo Vitrine

78 imigrantes morrem em naufrágio de navio

14/06/2023 | 15:59 Por Redação MZ

Pelo menos 78 imigrantes morreram afogados nesta quarta-feira (14) e teme-se que muitos estejam desaparecidos, depois que o barco sobrecarregado em que estavam virou e afundou na costa da Grécia, em um dos naufrágios mais letais da Europa neste ano.

Até o meio-dia, 104 pessoas haviam sido resgatadas, disseram autoridades, mas ainda não era claro quantas estavam a bordo quando a embarcação – cujos ocupantes a Guarda Costeira disse terem recusado oferta de ajuda na noite dessa terça-feira – afundou.
Enquanto uma meticulosa busca por sobreviventes continuava, uma instituição de caridade europeia de apoio ao resgate disse acreditar que cerca de 750 pessoas estavam a bordo do navio, de 20 a 30 metros de comprimento.

A Organização Internacional para Migração da ONU disse em um tuíte que os relatórios iniciais sugeriam que até 400 pessoas estavam no barco.
Autoridades gregas afirmaram que é muito cedo para especular sobre o número.
“Tememos que o número de mortos aumente”, disse uma autoridade do Ministério de
Navegação.

A Grécia é uma das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e imigrantes do Oriente Médio, da Ásia e África. A maioria cruza para as ilhas gregas a partir da vizinha Turquia, mas um número crescente de barcos também realiza uma jornada mais longa e perigosa da Turquia para a Itália pela Grécia.