Golpistas simulam entrevista de emprego para roubar dados no Paraná
Geral Paraná Vitrine

Golpistas simulam entrevista de emprego para roubar dados no Paraná

19/08/2023 | 14:03 Por Nara Souza Modificado em 19, agosto, 2023 2:07

Polícia Civil investiga diversos casos parecidos e dá dicas de como evitar cair nesse tipo de golpe

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga um novo tipo de golpe que já fez várias vítimas no estado. De acordo com a corporação, os criminosos simulam uma entrevista de emprego para roubar dados dos candidatos. A informação foi divulgada pelo g1.

As vítimas relataram à polícia que a falsa proposta de trabalho chega pelo celular, em grupos que oferecem vagas de emprego. A entrevista é marcada em um coworking, espaço compartilhado por profissionais e empresas, geralmente em áreas nobres.

De acordo com uma das vítimas, uma mulher se apresentava na sala de entrevista como diretora de recursos humanos e caprichava na encenação. Durante a entrevista, a mulher pediu documentos e tirou foto das pessoas para um suposto cadastro. Depois, aplicou a prova de conhecimentos gerais.

O golpe começa quando a suposta diretora recolhia e guardava os celulares dos candidatos em envelopes, uma vez que o teste era sem consulta. Enquanto os candidatos faziam a prova, a falsa diretora rouba os chips dos aparelhos e, no lugar, colocava outros, comprados aleatoriamente.

As vítimas ouvidas pela reportagem disseram que só começaram a desconfiar ao descobrir que a sala tinha sido alugada por pouco tempo e era só cenário para o esquema. A Polícia confirmou que as salas usadas nas entrevistas eram alugadas em nome de outros integrantes da quadrilha.

Dos originais, a quadrilha pegou dados e informações das vítimas para aplicar golpes na praça. Ainda conforme o g1, o investigador da Polícia Civil Eyrimar Bortot explica que apuram uma série de compras e financiamento de veículos, abertura de contas virtuais em bancos e pedido de empréstimos feitos em nome das vítima.

A polícia abriu um inquérito e disse ter identificado a mulher apontada como chefe da falsa agência de emprego. Ela deve responder por crimes como estelionato e falsidade ideológica. A polícia já começou as buscas, mas ainda não tem pistas da suspeita.

Dicas da corporação para evitar cair no golpe da falsa entrevista de emprego:

  • desconfie de ofertas com salários muito altos, muito acima dos valores de mercado, e que também não exijam experiência;
  • pesquise informações sobre a empresa
  • pesquise se a empresa está mesmo oferecendo a vaga de emprego
  • pesquise se a agência de emprego de fato existe.

Receba atualizações em seu WhatsApp diariamente! Participe do grupo do Portal MZ Notícias

369 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!