Uma idosa acabou se engasgando com um pedaço de carne durante um almoço em família e acabou falecendo. O caso aconteceu na tarde de hoje (29), em uma residência localizada no bairro Brasília, em Cascavel, no oeste do Paraná.
A idosa, que tinha 74 anos de idade, era acamada devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e chegou a ser socorrida pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE).
A equipe médica tentou desobstruir as vias aéreas da mulher durante 40 minutos. No entanto, ela acabou falecendo, deixando os familiares inconsoláveis pela tragédia.
Situações desse tipo, inclusive, estão se tornando mais recorrentes no Brasil e no Paraná. Conforme apurou o Bem Paraná, um levantamento do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM, do Ministério da Saúde) mostra que nos últimos 10 anos com dados disponíveis, entre 2013 e 2022, mais de 6 mil pessoas faleceram no país em ocorrências desse tipo.
O Paraná foi o quarto estado com mais ocorrências no período (475), atrás apenas de Rio Grande do Sul (515), Minas Gerais (600) e São Paulo (1.576). O ano de 2022 foi, tanto em nível nacional como no caso paranaense, o ano com mais mortes por engasgo registradas.