De acordo com a Defesa Civil, até esta segunda-feira (4), 17 municípios no Paraná declararam estado de emergência devido à epidemia de dengue, conforme os casos da doença continuam a se proliferar. O aumento significativo nos registros é alarmante, com o estado contabilizando 58,5 mil casos confirmados e 23 mortes até o momento, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Os decretos de emergência são emitidos quando as unidades de saúde de um município não conseguem mais atender a demanda devido ao alto número de casos de dengue. Essa medida visa garantir recursos e apoio necessários para lidar com a situação e conter a propagação da doença.
Os números impressionantes revelam uma disparada nos casos de dengue no Paraná em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram registrados 2.510 casos, enquanto neste ano, no mesmo intervalo, o número saltou para 49.378, representando um aumento de 1.867,3%.
Diante desse cenário preocupante, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressaltou que não cabe a ela determinar se um município está em estado de epidemia de dengue. Essa avaliação é feita pelo próprio município, que deve tomar as medidas necessárias para enfrentar a situação e proteger a população. Confira abaixo a lista com as cidades em estado de emergência:
- Antonina
- Boa Vista da Aparecida
- Capitão Leônidas Marques
- Cascavel
- Dois Vizinhos
- Espigão Alto do Iguaçu
- Ivaiporã
- Lidianópolis
- Moreira Sales
- Palotina
- Paranavaí
- Quedas do Iguaçu
- Quinta do Sol
- Santa Izabel do Oeste
- Santa Lúcia
- São João do Ivaí
- Três Barras do Paraná
Com informações: Agência Estadual de Notícias