Projeto de lei propõe que mulheres tenham acesso aos antecedentes criminais de seus parceiros
Paraná Policial Política

Projeto de lei propõe que mulheres tenham acesso aos antecedentes criminais de seus parceiros

04/03/2024 | 16:30 Por Redação

Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná propõe que mulheres tenham acesso aos antecedentes criminais de seus parceiros, especialmente em casos de violência doméstica e familiar. O PL 69/2024, de autoria da deputada cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, visa proporcionar às mulheres uma ferramenta para se protegerem de potenciais situações de violência.

O texto do projeto estipula que as mulheres possam consultar apenas os antecedentes criminais relacionados a crimes tipificados pela Lei Maria da Penha, como violência doméstica, familiar e crimes cometidos com violência contra a pessoa ou grave ameaça. Além disso, determina que instituições de defesa da violência contra a mulher devem divulgar informações nos sites e sistemas, facilitando e incentivando essas buscas.

As medidas propostas incluem campanhas e ações para alertar e incentivar as mulheres a procurarem informações sobre o histórico de agressões ou condutas violentas de seus parceiros, com o objetivo de se protegerem contra qualquer forma de violência. A deputada Mara Lima argumenta que, apesar da queda nos números de feminicídios no Paraná, o estado ainda figura em terceiro lugar no ranking desse tipo de crime, conforme dados do Laboratório de Feminicídios da Universidade Estadual de Londrina.

Para a deputada, o feminicídio reflete uma sociedade que tolera ou minimiza a violência contra as mulheres, e cada caso representa uma tragédia que impacta não apenas a vítima, mas toda a comunidade. Ela enfatiza a importância de garantir que instituições e órgãos competentes estejam preparados para lidar com essas situações de forma eficaz, promovendo segurança e justiça para todas as mulheres.

Atualmente, o projeto aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, onde serão avaliadas sua constitucionalidade e legalidade antes de seguir para votação em plenário.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!