A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (15) a pré-qualificação da vacina Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, que é utilizada para imunização contra a dengue no Brasil. Este é o segundo imunizante contra a dengue a receber essa certificação da entidade.
Segundo a OMS, a Qdenga é uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus da dengue. A organização recomenda sua aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em regiões com alta incidência da doença.
A Qdenga deve ser administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, o mesmo esquema utilizado atualmente no Brasil. A pré-qualificação da OMS é um passo crucial para ampliar o acesso global às vacinas contra a dengue, tornando-a elegível para aquisição por agências da ONU, como o Unicef e a Opas, conforme destacou Rogerio Gaspar, diretor de regulação e pré-qualificação da OMS.
No Brasil, a vacinação com a Qdenga começou em fevereiro na rede pública de saúde, direcionada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo fabricante. A vacina não é indicada para pessoas com mais de 60 anos por falta de estudos clínicos. O imunizante teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, e foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado.
Com informações: Agência Brasil
Foto: Tony Oliveira
Hello there! Would you mind if I share your blog with my zynga group?
There’s a lot of folks that I think would really appreciate your content.
Please let me know. Many thanks
Feel free to visit my homepage: Rowdy