A Seleção Argentina empatou em 1 a 1 com o Equador nos 90 minutos e, na disputa de pênaltis, conquistou a passagem para a semifinal da CONMEBOL Copa América 2024 após duas grandes defesas de Emiliano Martínez.
A primeira ação do jogo foi para o Equador, que conseguiu penetrar na última linha albiceleste e veio com definição de Caicedo dentro da área, bem controlado por Emiliano Martínez.
Minutos depois, após jogada pela esquerda, Sarmiento fez um mano a mano contra Dibu Martínez, mas o goleiro argentino voltou a marcar presença, desta vez, esticando a perna para manter o gol zerado.
O Equador continuou tentando. Preciado capturou um zagueiro do setor direito, mas não conseguiu direcionar apesar de ter recebido dentro da área.
A equipe de Scaloni começou a avançar lentamente. A primeira acção clara surgiu através de uma jogada colectiva que terminou com um cabeceamento de Enzo Fernández, que passou muito perto do poste esquerdo.
Mas o primeiro golpe viria aos 36 minutos, na sequência de um canto da direita: Alexis Mac Allister cabeceou ao primeiro poste e Lisandro Martínez cabeceou novamente ao segundo, para colocar o jogo em 1-0.
A complementação começou difícil para a Argentina. Após uma bola de mão dentro da área, o árbitro marcou pênalti e Enner Valencia se encarregou de executá-lo: a trave direita de Martínez abafou seu grito de gol.
Leo Messi teve sua chance após controlar a bola dentro da área, mas seu chute foi facilmente controlado pelo goleiro Alexander Domínguez.
A partida ficou cada vez mais disputada e com menos espaços. A Argentina manteve a vantagem e não teve mais surpresas até o final da partida. Mas quando o jogo estava acabando, um escanteio de Kevin Rodríguez acertou a trave para declarar o placar 1 a 1 e forçar pênaltis.
Na definição de pênalti, Emiliano Martínez fez grande e bloqueou o chute de Mena e Minda. Otamendi ficou encarregado de executar a última e selar a classificação. Vitória da Albiceleste e passagem à semifinal. La Scaloneta continua avançando e o sonho está cada vez mais próximo. Vamos Argentina!
Definição por pênaltis
-Argentina (4): Messi ( x ), Álvarez ( ✔ ), Mac Allister ( ✔ ), Montiel ( ✔ ), Otamendi ( ✔ )
-Equador (2): Mena ( x salva por Martínez), Minda ( x salva por Martínez), Yeboah ( ✔ ), Caicedo ( ✔ ).