Flores raras transformam o deserto do Atacama em um espetáculo inesperado
Mundo Vitrine

Flores raras transformam o deserto do Atacama em um espetáculo inesperado

11/07/2024 | 12:29 Por Redação MZ Modificado em 11, julho, 2024 12:30

O deserto do Atacama, conhecido como o mais árido do planeta, foi palco de um fenômeno surpreendente recentemente, quando uma extensão de vários quilômetros se encheu de flores, graças às chuvas incomuns registradas na região norte do Chile. Este espetáculo natural, geralmente reservado para a primavera, deixou turistas e moradores locais maravilhados.

Segundo César Pizarro, da Corporação Nacional Florestal, as chuvas de 11-12 milímetros em abril, combinadas com nebulosidade intensa que umedeceu regularmente o solo à noite, foram essenciais para ativar o crescimento dessas plantas. Este fenômeno, porém, é distinto do famoso Deserto Florido que ocorre na primavera.

Enquanto o Deserto Florido cobre 15 mil km² com mais de 200 espécies de plantas, as flores recentes apareceram em uma área menor, entre 300 a 400 km². A estrela deste espetáculo inesperado é a “pata de guanaco”, uma flor roxa que prospera em terrenos arenosos com pouca água.

Os cientistas estão investigando se esses eventos incomuns nos invernos de 2015 e 2024 estão relacionados às mudanças climáticas ou aos fenômenos El Niño e La Niña. Ainda não há conclusões definitivas, mas o fenômeno continua a fascinar e intrigar observadores e especialistas da natureza.

imagem: reprodução/Jovem Pan/AFP

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!