Dois homens foram presos na Áustria sob suspeita de planejar um ataque terrorista durante os shows da cantora Taylor Swift em Viena. As apresentações estão programadas para acontecer no Ernst-Happel-Stadion nesta quinta (8), sexta (9) e sábado (10).
De acordo com informações da AP News, um dos suspeitos, um jovem de 19 anos, foi detido em Ternitz, enquanto o outro foi preso em Viena. Franz Ruf, diretor de segurança pública do Ministério do Interior da Áustria, afirmou que as autoridades já tinham conhecimento de uma possível ameaça e estavam monitorando os suspeitos.
O jovem de 19 anos teria feito recentemente um juramento de lealdade ao Estado Islâmico. Ele foi capturado em posse de substâncias químicas, e os moradores da área foram evacuados por precaução, temendo a presença de explosivos.
“O cidadão de 19 anos da Baixa Áustria havia jurado lealdade ao atual líder do Estado Islâmico no início de julho. Como resultado, o acusado tomou medidas concretas para se preparar para um ataque terrorista. Devido à suspeita de que havia explosivos nas proximidades da residência do suspeito, o serviço de desativação da Diretoria das Forças Especiais foi acionado. A busca na casa ainda está em andamento e os objetos apreendidos estão sendo avaliados no momento. Com base no estado atual da investigação, presumimos que o alvo do ataque foram eventos na área da grande Viena, onde haverá shows da cantora Taylor Swift”, informou o porta-voz da polícia local.
Com a situação sob controle, a segurança na região do estádio será intensificada durante os shows de Taylor Swift, que continua sua ‘The Eras Tour’ em Londres após as apresentações em Viena.
Com informações: Portal Rádio Itatiaia