Recorde de frio: 18 cidades do Paraná registram a temperatura mais baixa do ano
Paraná Previsão do Tempo

Recorde de frio: 18 cidades do Paraná registram a temperatura mais baixa do ano

26/08/2024 | 21:20 Por Redação

Dezoito municípios do Paraná registraram, nesta segunda-feira (26), a temperatura mais baixa do ano, e quatro dessas cidades alcançaram o menor índice para o mês de agosto, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). General Carneiro, localizada na região Sul, teve a menor temperatura do Estado, com -5°C, enquanto Curitiba marcou 2,4°C.

As cidades que registraram as temperaturas mais baixas de 2024 incluem Guaraqueçaba (3,1°C), Antonina (5,0°C), Guaratuba (6,3°C) e Paranaguá (7,9°C) no Litoral; Guarapuava (-2,3°C) no Centro; Londrina (4,2°C) e Cornélio Procópio (4,1°C) no Norte; Cascavel (0,5°C), Santa Helena (1,1°C), Toledo (-0,3°C) e Guaíra (1,9°C) no Oeste; Pinhão (-2,7°C) e Laranjeiras do Sul (0,9°C) no Centro-Sul; Telêmaco Borba (-0,6°C) e Jaguariaíva (0,1°C) nos Campos Gerais; Campo Mourão (0,9°C) no Centro-Oeste; Santo Antônio da Platina (3,8°C) no Norte Pioneiro; e Pato Branco (-0,8°C) no Sudoeste.

Entre essas cidades, Guaratuba, Telêmaco Borba, Paranaguá e Santo Antônio da Platina atingiram recordes históricos para um mês de agosto, com temperaturas mais baixas desde o início do monitoramento pelo Simepar.

O meteorologista do Simepar, William Romão, ressaltou que esse cenário de frio intenso contrasta com as temperaturas mais altas que vinham sendo registradas recentemente. “Após uma semana de calor atípico para o inverno, retornamos a temperaturas mais características da estação, com várias cidades registrando índices abaixo de 0°C e ocorrência de geadas”, explicou.

Ele acrescentou que essas variações extremas são causadas por um sistema de alta pressão anticiclônica sobre o Paraná, e que a previsão é de elevação gradual das temperaturas a partir de quarta-feira (28), à medida que esse sistema se desloca para o oceano.

Com informações: AEN | Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

5 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!