O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, neste sábado (07), de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo.
Também estão presentes o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) – candidato à reeleição –, parlamentares e o pastor Silas Malafaia.
Os manifestantes vestem, em sua maioria, camisas amarelas da seleção brasileira e carregam cartazes . Eles criticam o bloqueio da rede social X, declaram apoio a Elon Musk – dono da plataforma – e pedem anistia para os presos do 8 de janeiro.
Em discurso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, pediu o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, autor da decisão de bloqueio do X – posteriormente referendada por outros ministros da Corte – e relator de inquéritos nos quais Bolsonaro é investigado.
O ato começou às 14h25, com o Hino Nacional, mas desde cedo já havia pessoas se concentrando numa esquina em frente ao prédio do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região.
O protesto foi convocado pelo pastor Silas Malafaia e autorizado pela Polícia Militar (PM), que faz a segurança no local.
Além de Eduardo Bolsonaro, participaram do ato parlamentares como os deputados federais Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO), Ricardo Salles (Novo-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), o senador Magno Malta (PL-ES).