Jovem viraliza ao expor que ficou com parte do crânio na barriga durante meses após acidente no PR
acidente Paraná

Jovem viraliza ao expor que ficou com parte do crânio na barriga durante meses após acidente no PR

16/09/2024 | 15:45 Por Redação Modificado em 16, setembro, 2024 3:19

João Victor da Silva Cristofoli, de 25 anos, morador de Toledo, no oeste do Paraná, viralizou nas redes sociais ao compartilhar que passou cerca de três meses com parte de seu crânio “guardada” na barriga. O procedimento foi necessário após um grave acidente de monociclo que sofreu em março, quando realizava entregas e caiu, resultando em múltiplas fraturas, incluindo um traumatismo craniano e edema cerebral.

Após o acidente, João passou por uma cirurgia chamada craniotomia descompressiva, na qual os médicos removeram parte do osso do crânio, conhecida como “calota craniana”, e a preservaram na região abdominal. O objetivo era reduzir a pressão no cérebro, que estava inchado, evitando danos mais graves. “As pessoas estavam torcendo muito pelo meu bem, sempre apoiando e curiosas sobre a cirurgia também”, relatou João em suas redes sociais, onde compartilhou seu processo de recuperação.

A neurocirurgiã Kelly Cristina Bordignon Gomes explicou que em casos de pancadas fortes na cabeça, o inchaço no cérebro pode ser fatal se não for tratado com a remoção temporária do osso craniano. Como muitos hospitais não têm estrutura para armazenar ossos, a calota é realocada no abdômen para ser reimplantada posteriormente, quando o cérebro já estiver desinchado.

João passou nove dias em coma e, após um mês internado, recebeu alta com o crânio ainda na barriga. Três meses depois, em boas condições de saúde, o osso foi recolocado em seu lugar original. O jovem, que acumula milhões de seguidores nas redes, reflete sobre o acidente e a importância de valorizar a vida e as pessoas próximas. “O aprendizado que eu tive foi de aproveitar mais a vida e entender que ela é única e maravilhosa”, concluiu.

Com informações: G1 Paraná

10 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!