Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa de intenção de voto em Castro
Política Vitrine

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa de intenção de voto em Castro

25/09/2024 | 10:59 Por Redação MZ Modificado em 25, setembro, 2024 10:59

A Justiça Eleitoral determinou nesta semana a suspensão da divulgação de uma pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores de Castro, vinculada à coligação ‘Unidos por Castro’, que tem Neto Fadel como candidato a prefeito e Jonathan Barros como vice. A decisão, tomada em caráter liminar, apontou diversas irregularidades na metodologia empregada pela empresa responsável pela pesquisa.
Entre os problemas identificados, destaca-se a utilização de dados do Censo de 2010, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda o uso do Censo de 2022. Essa escolha levantou preocupações sobre a precisão da pesquisa.

Além disso, a Justiça questionou a margem de erro de 9,2 pontos percentuais, considerada excessiva e capaz de distorcer a realidade da intenção de voto. A liminar também criticou o agrupamento inadequado dos entrevistados, que não seguiu os critérios de faixa etária, escolaridade e nível econômico recomendados pelo TSE.

Outro ponto de destaque na decisão foi a metodologia de controle interno da pesquisa, onde apenas 30% dos questionários seriam auditados por telefone. A Justiça considerou esse percentual insuficiente, baseado em normas estabelecidas em casos semelhantes.

A pesquisa, que ouviu 450 eleitores nos dias 17 e 18 de setembro, foi contratada por um ex-assessor parlamentar que, até julho, ocupava um cargo de comissão na Câmara de Vereadores e agora atua na campanha de Neto Fadel.

A empresa Equação Pesquisas Marketing e Consultoria tem um prazo de dois dias para apresentar sua defesa em relação às irregularidades apontadas.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!