Paraná disponibiliza medicamento à base de canabidiol para tratar esclerose múltipla
Paraná Política Saúde Vitrine

Paraná disponibiliza medicamento à base de canabidiol para tratar esclerose múltipla

01/10/2024 | 17:15 Por Redação MZ Modificado em 01, outubro, 2024 3:53

Pacientes que atendem aos critérios poderão receber o remédio em até dois meses, após solicitá-lo nas farmácias das regionais de saúde.

O Governo do Paraná passou a fornecer um medicamento à base de canabidiol (CBD) para o tratamento de esclerose múltipla. Desde o início de setembro, pacientes com essa doença autoimune, que afeta o sistema nervoso central, podem fazer a solicitação do remédio ao estado.

O medicamento, chamado Mevatyl, combina tetraidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD) e é utilizado para tratar espasticidade moderada a grave causada pela esclerose múltipla, que provoca rigidez muscular e dificuldade de movimento. “Essa combinação tem mostrado redução da espasticidade e melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de aliviar a dor”, explica o médico Leonardo Valente de Camargo.

O remédio foi aprovado pela Anvisa em 2022 e será distribuído nas 22 Regionais de Saúde do estado. O custo unitário do spray é de R$ 859,92, mas os pacientes poderão acessá-lo gratuitamente. Para solicitar, é necessário apresentar documentos, como laudo médico e prescrição de um neurologista.

Os pacientes que não responderem ao tratamento com pelo menos 20% de melhora nas escalas de avaliação dentro de seis semanas terão o acompanhamento suspenso. O monitoramento será repetido semestralmente para verificar a eficácia contínua do medicamento.

Com informações: G1 Paraná | Foto: Orlando Kissner/Alep

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!