Uma ação conjunta da Polícia Civil, com apoio da 13ª Subdivisão Policial e do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), resultou na manhã desta sexta-feira (1º) na apreensão de um adolescente de 16 anos, acusado de uma série de furtos e roubos de celulares em Ponta Grossa. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados judiciais, sendo quatro de busca e apreensão e um de internação.
As investigações começaram após um furto de celular ocorrido em 10 de outubro, a apenas 70 metros da Delegacia do Adolescente, no Jardim América. Na sequência, em 17 de outubro, o mesmo jovem atacou uma adolescente, roubando seu celular sob a ameaça de uma faca, enquanto ambas aguardavam o ônibus no final da tarde.
Identificado pelas autoridades no dia seguinte, o adolescente foi localizado nas proximidades de onde cometia os delitos, portando uma faca e supostamente prestes a realizar outro roubo. Diante da gravidade da situação, a polícia solicitou sua internação e mandados de busca para os endereços relacionados ao jovem e a possíveis receptores dos celulares furtados.
Durante a operação desta manhã, o adolescente foi apreendido e os celulares subtraídos foram recuperados. Duas mulheres que estavam com os aparelhos também foram presas em flagrante por receptação. O nome da operação, ‘Audácia’, reflete a ousadia do jovem em cometer crimes tão próximos à delegacia.
O delegado Fernando H. Ribeiro Vieira, da Delegacia do Adolescente, elogiou a rápida resposta da polícia. ““A ação de hoje demonstra uma resposta rápida e eficaz da Polícia Civil, por meio de um trabalho eficaz da equipe de investigação da Delegacia do Adolescente. Ainda hoje devolveremos esses celulares para as vítimas”, ressaltou.
Após a apreensão, o adolescente será encaminhado ao Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (CENSE) para cumprir medida socioeducativa, enquanto as mulheres presas aguardam os procedimentos legais na Cadeia Pública Hildebrando de Souza.