Governo do Paraná adquire 1,4 mil armas de choque para reforçar segurança pública
Paraná Policial

Governo do Paraná adquire 1,4 mil armas de choque para reforçar segurança pública

06/11/2024 | 21:10 Por Redação MZ

 

O Governo do Paraná investiu R$ 24,6 milhões na compra de 1.400 armas de choque para ampliar o arsenal das polícias estaduais. Conhecidas como tasers, essas armas não letais são projetadas para imobilizar temporariamente, emitindo descargas elétricas que interferem no sistema nervoso, com menor risco de causar danos fatais. A intenção é reforçar a atuação das forças de segurança em situações de controle de violência.

A distribuição das tasers será direcionada a diferentes corporações: a Polícia Militar receberá mil unidades, a Polícia Civil, 300, a Polícia Penal, 98 e a Polícia Científica, duas. Apenas uma parcela do efetivo utilizará os equipamentos, uma vez que o contingente total da PM no Paraná ultrapassa 23 mil policiais.

A previsão do governo é que a capacitação para o uso das armas seja concluída no primeiro semestre de 2025. Os policiais passarão por treinamentos específicos, utilizando kits completos com acessórios, como coldres táticos, cartuchos de reposição, bases para carregamento rápido e equipamentos de segurança.

Além disso, três óculos de realidade virtual foram adquiridos para possibilitar um treinamento simulado, sem a necessidade de disparo real. A medida amplia a tecnologia já utilizada por algumas forças municipais, como a Guarda Municipal de Londrina, que adotou o uso de armas de choque em 2014.

Com informações: G1 Paraná| Foto: Ricardo Almeida/SESP-PR

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!