A menos de uma semana do início do encontro de chefes de Estado do G-20, previsto para segunda-feira (18), o Rio de Janeiro já está imerso nos preparativos de segurança para receber os líderes mundiais. Embora o evento só comece oficialmente na próxima segunda-feira, os bastidores da operação de segurança estão em pleno andamento, com delegações chegando e exigências sendo atendidas para garantir a proteção de todos os envolvidos.
A delegação dos Estados Unidos, que será chefiada pelo presidente Joe Biden, foi uma das primeiras a chegar ao Rio. No último dia 6, dois aviões da Força Aérea americana aterrissaram na Base Aérea do Galeão, trazendo uma grande quantidade de equipamentos, surpreendendo até mesmo as equipes locais de escolta. Sete caminhões baú foram vistos deixando a base com galões de água e suprimentos alimentícios, preparados para atender às necessidades de Biden durante sua estadia no Brasil. O presidente norte-americano chega ao Rio neste domingo (17).
Além dos suprimentos, as aeronaves trouxeram um helicóptero e o famoso “carro da besta”, utilizado por Biden para deslocamentos seguros pela cidade. O veículo será utilizado durante os compromissos do presidente no Rio, reforçando as medidas de segurança no deslocamento do líder americano.
Porém, o maior desafio de segurança tem vindo da delegação chinesa. A equipe responsável pela proteção do presidente Xi Jinping solicitou uma série de medidas extraordinárias para garantir a segurança do chefe de Estado. A delegação chinesa exigiu que todos os 400 quartos do hotel onde estarão hospedados, na Zona Sul do Rio, passassem por uma minuciosa varredura. O local exato da hospedagem não foi revelado, em razão das exigências de segurança.
Além disso, a área da praia próxima ao hotel será isolada, sendo restrita apenas à delegação chinesa. Fuzileiros navais brasileiros estarão à frente da segurança no local, acompanhando de perto todos os movimentos da comitiva chinesa, com atiradores de elite posicionados em pontos estratégicos do hotel. Para garantir o controle total sobre a área, navios da Marinha também farão rondas na orla carioca, com uma embarcação dedicada a patrulhar a região em frente ao hotel da delegação chinesa.
Com a chegada iminente dos demais líderes mundiais e o início das reuniões de cúpula, a cidade se prepara para intensificar ainda mais a segurança nas próximas horas. A operação para o G-20 está sendo considerada uma das mais desafiadoras em termos de proteção, dada a complexidade das necessidades logísticas e de segurança exigidas pelos países participantes.