Albiano de Camargo, de 41 anos, sobreviveu a um soterramento enquanto trabalhava em uma obra de drenagem em Santa Izabel do Oeste, no sudoeste do Paraná. Ele ficou cerca de uma hora sob a terra e teve alta hospitalar no último domingo (24). Ao relembrar o acidente, ocorrido na quinta-feira (21), o trabalhador relatou momentos de aflição.
“O pessoal ia cavoucando e falando comigo, chamando meu nome. Em alguns momentos, eu demorava um pouquinho para responder. Se eu tivesse caído de frente, eu estava morto. Não morri porque caí de pé e o tubo estava aberto”, contou Albiano, que atribui sua sobrevivência à posição em que ficou soterrado.
Segundo relatos, o incidente aconteceu quando o trabalhador estava a três metros de profundidade e uma parte do barranco desabou com a aproximação de um caminhão que iria posicionar um novo tubo. Uma pequena abertura no tubo próximo a ele permitiu que Albiano tivesse acesso a oxigênio até o resgate.
Populares, equipes da empresa e bombeiros uniram esforços para remover a terra. “Primeiro foi retirada [terra] da cabeça para ele respirar, aí foi instalado oxigênio para ajudá-lo. Cerca de 40 minutos depois, conseguimos retirar a vítima. Milagrosamente, ele teve ferimentos leves a moderados”, explicou o médico do Samu, Moacir Júnior. Albiano, que sofreu lesões no rosto e algumas fraturas nas costelas, agora celebra a nova chance de viver. “Agradeci a Deus primeiro e depois ao pessoal que me salvou”, declarou emocionado.
Com informações: G1 Paraná| Foto: Reprodução/RPC