A Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) está investigando a morte de uma bebê de um ano e dois meses, que pode ter sido causada pelo metapneumovírus. O Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) será responsável por realizar os exames necessários.
A menina, residente em Francisco Beltrão, apresentou os primeiros sintomas de uma síndrome respiratória no início de dezembro de 2024. Ela foi hospitalizada e faleceu no dia 13 de dezembro. O laudo médico indicou metapneumovírus como a causa da morte.
A SESA ressaltou a importância da vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diminuir os sintomas graves causados por síndromes respiratórias.
Metapneumovírus
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a doença é responsável por sintomas como tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. Em casos graves, pode causar bronquite ou pneumonia. O período de incubação do vírus varia de 3 a 6 dias, e a duração da doença depende da sua gravidade.
Nos países do hemisfério norte, como a China, tem sido registrado um aumento nos casos da doença desde o início do inverno. Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu nenhum alerta de endemia para o metapneumovírus.
com informações via Ric TV