Em uma análise recente da Transparência Internacional, o Brasil registrou um declínio significativo no Índice de Percepção da Corrupção, atingindo sua menor pontuação desde o início da série histórica em 2012.
Dentre os 180 países avaliados, o Brasil desceu do 96º lugar em 2022 para o 104º em 2023, e agora caiu ainda mais, alcançando a 107ª posição.
Há uma década, o Brasil estava no mesmo nível que alguns países da União Europeia, como Itália, Grécia, Bulgária e Romênia. Porém, desde então, perdeu 38 posições, ficando próximo a Argélia, Nepal, Tailândia e Turquia.
O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) é amplamente reconhecido como um dos principais indicadores mundiais nesse campo.
A Controladoria Geral da União (CGU) destacou que “estudos internacionais apontam as limitações metodológicas de índices baseados em percepção”.
“Vários organismos internacionais – como a ONU, o G20 e a OCDE – estão discutindo a criação de novas medidas sobre o tema. A corrupção é um fenômeno complexo e nenhum indicador é capaz de captar todos os seus aspectos”, afirmou a CGU.
Adicionalmente, a Controladoria afirmou que “trabalha diariamente para identificar e corrigir riscos de corrupção em políticas públicas, contratações e outras ações do Estado”.
com informações via CNN Brasil
Nice blog here Also your site loads up very fast What host are you using Can I get your affiliate link to your host I wish my site loaded up as quickly as yours lol
amin788
Simply wish to say your article is as amazing The clearness in your post is just nice and i could assume youre an expert on this subject Well with your permission let me to grab your feed to keep updated with forthcoming post Thanks a million and please carry on the gratifying work