O Corinthians e a Nike apresentam a nova camisa principal, uma peça que carrega em seu design a história e o orgulho de uma das maiores conquistas do futebol brasileiro. Inspirado no mundial de clubes de 2000, o uniforme resgata a emoção daquele título inesquecível, quando o Corinthians fez história, e reafirma a identidade corinthiana celebrando o passado enquanto constrói o futuro.
A vitória conquistada no Maracanã, diante de mais de 73 mil torcedores, foi um marco não apenas para o clube, mas para todo o futebol nacional. Naquele dia em que a loucura virou mundial, o Corinthians se tornou o primeiro time brasileiro a erguer a taça de campeão mundial reconhecida pela entidade máxima do futebol, consolidando sua grandeza em nível global. Para traduzir essa história no novo manto, a Nike desenvolveu um design autêntico e repleto de simbolismo, reforçando a conexão forte entre o time e sua torcida.
“Esta camisa é mais do que um uniforme – ela carrega toda a emoção e a grandeza de um momento que marcou para sempre nossa história. O primeiro Mundial do Corinthians estará eternamente em nossos corações. Um título vencido no campo, visto e reconhecido por todos”, disse Augusto Melo, presidente do Corinthians.
A camisa é inteiramente branca, com as áreas do ombro em preto, e o escudo do Corinthians e o swoosh (logomarca da Nike) centralizados no peito, em referência à icônica camisa campeã mundial. As fontes de nome e número foram redesenhadas a partir da versão daquele ano histórico, agora com traços modernizados e desenvolvidos pelo próprio clube. A nova tipografia é uma releitura contemporânea da fonte utilizada em 2000, com uma faixa prateada cruzando os números — uma alusão ao Jubileu de Prata da conquista, que marca 25 anos da conquista do mundial. Todos os números trazem o escudo semelhante ao exibido no clássico telão do Maracanã no momento da final, e o destaque especial vai para o número 8, usado pelo capitão naquela decisão, que ganha uma silhueta em referência ao troféu erguido pelos jogadores. Dentro da gola, à altura do pescoço, um emblema com a inscrição “Todo Poderoso Timão” homenageia o grito que ganhou popularidade durante a competição e empurrou o Corinthians rumo ao título.
“A parceria com o Corinthians vai muito além de criar uma camisa de futebol — é sobre valorizar a história do clube e inspirar a nova geração de corinthianos. Este ano, enaltecemos a loucura do fiel torcedor que jogou junto com o time, cantando sem parar na histórica final do Primeiro Mundial de Clubes, em 2000. Para nós, é uma honra eternizar um momento tão importante da história do clube, com inovação, tecnologia e sustentabilidade”, destaca Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Campanha “O dia que a loucura virou mundial”
A loucura e o orgulho corinthiano são os pontos de partida para a campanha de lançamento das novas camisas. Com o conceito “O dia que a loucura virou mundial”, a campanha — assinada pela agência Wieden+Kennedy SP e idealizada em parceria com a agência Ideal Axicom — mistura jogadores que estiveram em campo no Mundial de 2000, atletas atuais e torcedores para traduzir tudo o que essa data representa para esse bando de loucos. Participam da campanha o rapper Veigh e a criadora de conteúdo digital Cruela; os ex-jogadores campeões mundiais Edílson e Fábio Luciano; o lendário roupeiro do clube, Edízio Borges; e os atletas do elenco profissional masculino e feminino: Yuri Alberto, Talles Magno, Rodrigo Garro, Andressa Alves e Gi Fernandes.
Mini-doc Corinthians 2000
Com o objetivo de resgatar a emoção da conquista e apresentar à nova geração o contexto da época, a Nike e o Corinthians, em parceria com o canal esportivo Peleja, apresentam o mini-documentário Corinthians 2000. A obra mergulha profundamente nos aspectos culturais, sociais e esportivos que marcaram o início dos anos 2000, explorando como o Mundial de Clubes daquele ano impactou o futebol brasileiro. Em um cenário de virada de século — com o temor do bug do milênio, receios sobre um possível “fim do mundo” e uma internet banda larga ainda incipiente — o filme resgata memórias e significados desse momento histórico. Com entrevistas de ex-jogadores que participaram do torneio, jornalistas estrangeiros que cobriram o campeonato, torcedores e nomes emblemáticos do futebol, o mini-doc traça um retrato fiel da magnitude do primeiro título mundial de um clube brasileiro reconhecido pela entidade máxima do futebol. O conteúdo estará disponível nos canais do Peleja no Instagram e no YouTube na próxima semana.
Desenvolvimento tecnológico
A camisa versão “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa o ápice da inovação em vestuário esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas para proporcionar o máximo desempenho durante o jogo.
Já a versão “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliéster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfície do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.
Sustentabilidade e impacto ambiental
A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um
desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto ambiental. Desde 2010, a Nike desviou bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.
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