Festa das Nações inicia-se neste sábado e terá três novas barracas; evento ocorre na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Ronda
Ponta Grossa

Festa das Nações inicia-se neste sábado e terá três novas barracas; evento ocorre na Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Ronda

17/05/2025 | 08:55 Por Redação MZ

Com a área da praça de alimentação ampliada em 1.500 metros quadrados e três novas barracas de comida, inicia neste sábado (17), a partir das 14 horas, a Festa das Nações de Santa Rita de Cássia, na Praça Hulda Roedel, em frente à igreja Matriz, no Bairro da Ronda, em Ponta Grossa. A expectativa este ano é reunir cerca de 50 mil pessoas no evento, que prossegue até o próximo domingo (25).

As novas barracas são da Inglaterra (batata chips), de algodão doce e pipoca, e de café. A praça de alimentação abre todas as noites, das 18 às 23 horas; aos sábados e domingos, das 14 às 23 horas e, dia 25, das 10 às 19 horas. O churrasco será servido a partir das 11 horas. A barraca do pastel abrirá todos os dias, a partir das 15 horas. Serão nove dias de festa.
Para aumentar o número de barracas o palco foi retirado, a praça foi reformada, com a construção de um muro de arrimo, e mais tendas foram alugadas. De acordo com informações da comissão organizadora da festa, isso vai ajudar a acomodar mais e melhor as pessoas. Ao todo, serão 17 barracas. A de comida americana ocupará dois estandes.
A programação religiosa constará de missas com novenas às 15 e 19 horas, de segunda-feira a sábado. No domingo, as missas serão mantidas nos horários de sempre – às 8, 10h30 e 19 horas. No dia 22, a celebração das 19 horas será presidida pelo bispo Dom Bruno Elizeu Versari.

No dia 25, após a missa das 10h30, haverá procissão.
Os shows de evangelização reunirão cantores da comunidade, todos os dias, a partir das 20h30.
Esta é a última edição da festa com a participação do pároco, Monsenhor Evandro Luís Braun, nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Campo Mourão.

“Será uma bonita festa, em um ambiente fraterno, do tamanho que a paróquia merece. Tenho a alegria de ter servido aqui meus últimos cinco anos como pároco. Hoje, Deus me chama para uma nova, bela e desafiadora missão. Levarei para sempre comigo a alegria e o ardor pelo ousado anúncio do Evangelho – características desta comunidade”, afirma Monsenhor Evandro.

Novo pároco

Ontem (15), durante a missa novena de Santa Rita de Cássia, na Matriz, foi anunciado por Monsenhor Evandro, o novo pároco: padre Rafael Moreira, atual vigário paroquial da Paróquia Senhor Menino Deus, de Pirai do Sul. Padre Rafael está prestes a completar 33 anos. Faz aniversário no dia 30 de maio. Nasceu no Hospital Santo Antônio, em Piraí do Sul. Filho de Lício Moreira e Marilde Bueno Moreira (in memoriam) vem de uma família de oito irmãos. Estudou o Ensino Fundamental no Colégio Padre Anchieta, no bairro da Ressaca, em Piraí do Sul e concluiu o Ensino Médio, em 2009, no Colégio Estadual Jorge Queiroz Neto, também em Piraí.
Em 2010, ingressou no Seminário Propedêutico, em Carambeí. Depois foi para Ponta Grossa, onde estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae. Concluído o estudo, voltou para sua cidade natal para a preparação das ordenações diaconal e presbiteral. Foi ordenado diácono em abril e presbítero em 18 de agosto de 2019. Já foi vigário e depois administrador paroquial na Paróquia Menino Jesus, em Reserva.

“Estou indo com o coração extremamente aberto a viver uma nova experiência com uma paróquia, que é tão fervorosa, com tantos caminhos e maneiras únicas de viver o amor de Deus, e viver a evangelização”, afirma padre Rafael.

Da assessoria