Uma ocorrência inusitada mobilizou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) nesta semana, em Curitiba. A Polícia Civil recebeu diversas denúncias apontando o possível envenenamento de cinco cães em um determinado ponto da cidade. A situação gerou grande comoção nas redes sociais e levou a equipe, sob coordenação do delegado Guilherme Dias, a deslocar-se com urgência até o local.
No entanto, ao chegarem ao endereço indicado, os policiais constataram uma cena totalmente diferente da que haviam sido alertados: os animais estavam apenas dormindo tranquilamente, enquanto tomavam um belo banho de sol. A suspeita de envenenamento foi descartada de imediato. Os cães estavam bem e até recebiam água de moradores solidários.
Apesar do final feliz, o episódio levanta uma reflexão importante sobre a responsabilidade no ato de denunciar. A DPMA alerta que recebe mais de 100 denúncias por dia, e muitas delas não conseguem ser atendidas justamente por limitações estruturais que são realidade em qualquer órgão policial.
A ocorrência, embora leve, serve de alerta: zelo e atenção são essenciais também na hora de acionar as autoridades. Neste caso, felizmente, os cães estavam apenas aproveitando o clima frio curitibano — e ganharam carinho extra graças à comoção gerada.