O Paraná encerrou o primeiro semestre de 2025 com um saldo de 94.219 vagas de trabalho com carteira assinada, consolidando-se como o terceiro maior gerador de empregos do país no período, atrás apenas de São Paulo (349.904) e Minas Gerais (149.282). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O bom desempenho paranaense foi impulsionado por 1.085.555 admissões e 991.336 demissões entre janeiro e junho. Na região Sul, o Paraná liderou a geração de empregos, à frente de Santa Catarina (80.381) e do Rio Grande do Sul (76.368).
O setor de serviços foi o principal responsável pela abertura de postos de trabalho no estado, com 50.434 novas vagas. Na sequência aparecem a indústria (21.610), o comércio (10.902), a construção civil (9.034) e a agropecuária (2.219).
Em junho, o Paraná manteve o ritmo positivo, com saldo de 9.377 empregos, o maior da região Sul e o quinto melhor desempenho nacional. O setor de serviços novamente liderou, com 7.629 vagas abertas no mês, seguido pela indústria (1.369) e pelo comércio (1.164).
Outro destaque é o desempenho do estado na geração de empregos para mulheres: com 42 mil vagas, o Paraná lidera nesse quesito entre os estados do Sul. O resultado, segundo o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, reflete uma política consistente de apoio à qualificação profissional e ao setor produtivo.
“Esse resultado é fruto de políticas públicas responsáveis, do apoio aos setores produtivos e do investimento contínuo na qualificação profissional. Com isso, o Estado está preparado para crescer ainda mais e garantir dignidade, renda e oportunidades para a população”, avaliou o secretário.
Atualmente, o Paraná conta com 3.314.164 trabalhadores empregados com carteira assinada, conforme o estoque de empregos definido pelo Novo Caged.
Municípios com melhor desempenho
Curitiba liderou entre os municípios paranaenses, com 24.540 novas vagas no semestre. Também se destacaram Londrina (6.656), Cascavel (4.081), Maringá (3.929) e São José dos Pinhais (3.783). No total, 327 dos 399 municípios do estado — cerca de 82% — apresentaram saldo positivo de empregos no primeiro semestre de 2025.