Ponta Grossa é uma das cidades a receber mutirão gratuito para retificação de nome e gênero nesta sexta-feira
Ponta Grossa Vitrine

Ponta Grossa é uma das cidades a receber mutirão gratuito para retificação de nome e gênero nesta sexta-feira

08/08/2025 | 10:58 Por redacao mz

Nesta sexta-feira (8), seis cidades do Paraná recebem mais uma edição do mutirão de atendimento gratuito para retificação de prenome e gênero promovido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). A iniciativa Meu Nome, Meu Direito é voltada para pessoas trans e não binárias que desejam atualizar seus documentos oficiais.

A ação ocorre simultaneamente em Curitiba, Cascavel, Maringá, Paranaguá, Paranavaí e Ponta Grossa. A única exceção é Foz do Iguaçu, que realizará o atendimento no dia 29 de agosto. Em Ponta Grossa, o atendimento acontece das 13 às 18h, na sede da DPE-PR em Ponta Grossa, localizada na rua Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, n.º 300 – Oficinas

As equipes da Defensoria estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre todo o processo de retificação de prenome e gênero — desde o início do pedido até a obtenção dos novos documentos. A DPE-PR também disponibiliza cartilhas informativas em seu site. Clique aqui para acessar a cartilha.

Para agilizar o atendimento, a Defensoria recomenda que sejam levados os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Quem tiver dúvidas ainda pode entrar em contato com a Ouvidoria-Geral da DPE-PR pelo e-mail: ouvidoria@defensoria.pr.def.br.

O atendimento é feito por ordem de chegada e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. Não é necessário agendamento prévio — basta comparecer a um dos locais com os documentos em mãos.

O projeto é organizado desde 2022 pelos Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em parceria com a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública. Até o momento, já foram realizados cerca de 900 atendimentos em pelo menos nove municípios do estado.