A Polícia Militar Ambiental (Força Verde) realizou, no fim de semana, duas ações distintas contra crimes ambientais nos Campos Gerais, que resultaram em multas, embargos e abertura de processos criminais. O caso mais grave foi registrado em Ponta Grossa. A ação teve os resultados divulgados nesta segunda-feira (18), mas ocorreu no sábado (16).
Na localidade de Cristo Rei, policiais identificaram o desmatamento de 5,06 hectares em Área de Preservação Permanente (APP). A área atingida incluía a destoca da vegetação nativa em cabeceira de nascente e curso hídrico, ambos protegidos por lei. Sem qualquer tipo de autorização ambiental, o responsável foi autuado em R$ 48 mil, além de ter a área embargada. Ele responderá criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente.
Em Imbituva, no povoado Floresta, a Força Verde constatou o corte de árvores e a limpeza de sub-bosque em uma área de 1,10 hectare de floresta nativa. No local, os policiais encontraram 45 metros cúbicos de lenha nativa e 60 palanques de imbuia, que foram apreendidos. O infrator foi multado em R$ 14 mil, e a área também foi embargada. Assim como em Ponta Grossa, ele irá responder criminalmente.
As ações reforçam o trabalho da Polícia Militar Ambiental no combate ao desmatamento ilegal e à exploração irregular de recursos naturais na região.