Redução do IPVA faz dobrar número de emplacamentos em agosto no Paraná
Paraná Ponta Grossa Vitrine

Redução do IPVA faz dobrar número de emplacamentos em agosto no Paraná

24/09/2025 | 07:41 Por Redação MZ

O número de emplacamentos de veículos novos no Paraná dobrou em agosto, nas maiores cidades do Estado, após o anúncio da redução da alíquota do IPVA. Os dados foram divulgados na terça-feira (23) pelo Governo do Estado. A nova legislação, sancionada pelo governador Ratinho Junior, diminui a taxa de 3,5% para 1,9%.

 

O levantamento considera o período de 10 dias antes e 10 dias depois da medida. Antes do anúncio, tinham sido registrados 5,6 mil emplacamentos; após a divulgação, o total subiu para 6,7 mil.

 

Entre os municípios que mais registraram crescimento estão São José dos Pinhais (104,8%), Campo Largo (53,1%) e Maringá (68,4%). Em Curitiba, a alta foi de 19,4% em agosto.

 

De janeiro a agosto, o Paraná contabilizou cerca de 233,1 mil novos emplacamentos, número 34% superior ao mesmo período de 2024. O total também já ultrapassa todos os registros de 2022 (215.461) e se aproxima do volume de todo o ano de 2023 (236.254).

 

Do total de veículos emplacados neste ano, 42% são automóveis. As motocicletas também apresentaram crescimento expressivo, com alta de 52% nos oito primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

Os números não incluem a migração de placas antigas para o padrão Mercosul, nem a transferência de veículos de outros estados para o Paraná.