Ex-vereador é condenado a mais de 22 anos de prisão por corrupção e falsificação
Política Vitrine

Ex-vereador é condenado a mais de 22 anos de prisão por corrupção e falsificação

01/10/2025 | 10:50 Por Redação MZ

O ex-vereador de São José dos Pinhais, Leandro da Nifer, foi condenado a 22 anos, 11 meses e 10 dias de prisão pelos crimes de concussão, peculato e falsificação de documento público. Os atos ilícitos foram cometidos entre janeiro de 2013 e agosto de 2014, durante o exercício de seu mandato na Câmara Municipal.

 

Segundo denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), Leandro exigia mensalmente parte dos salários de dois assessores parlamentares nomeados por ele, com o apoio do então chefe de gabinete, Odair Antônio Criminácio. Um dos assessores era obrigado a repassar cerca de R$ 1 mil, enquanto o outro entregava R$ 350 por mês.

 

Além disso, uma das vítimas foi coagida a realizar um empréstimo bancário e repassar parte do valor ao então vereador. A investigação também revelou que Leandro nomeou a cunhada de seu chefe de gabinete como assessora parlamentar, embora ela nunca tenha comparecido à Câmara nem exercido qualquer função. Para justificar os pagamentos, o ex-vereador falsificava declarações de presença.

 

Em depoimento à Justiça, Leandro da Nifer alegou que os assessores trabalhavam em horários alternativos, versão também sustentada por Odair Criminácio, que afirmou trabalhar até nos finais de semana.

 

Além de Leandro, outras três pessoas também foram condenadas no esquema. Odair Criminácio recebeu pena de 16 anos, seis meses e 20 dias de prisão pelos crimes de concussão e peculato. Já a esposa e a cunhada do ex-chefe de gabinete foram condenadas a quatro anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, ambas por peculato.

 

Todos os envolvidos também respondem por associação criminosa. A 2ª Promotoria de Justiça de São José dos Pinhais informou que irá recorrer da decisão para pedir o aumento das penas impostas aos réus.