CPMI do INSS ouvirá empresário ligado à “Operação Sem Desconto” nesta segunda (6)
Política Vitrine

CPMI do INSS ouvirá empresário ligado à “Operação Sem Desconto” nesta segunda (6)

06/10/2025 | 08:06 Por Redação MZ

 

A CPMI do INSS vai ouvir nesta segunda-feira (6), às 16h, o empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians e um dos investigados na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. A operação apura um esquema de descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social.

O anúncio da oitiva foi feito na última quinta-feira (2) pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), durante a reunião em que o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, prestou depoimento.

A convocação de Cavalcanti foi aprovada por meio de quatro requerimentos apresentados por diferentes parlamentares. Um deles, de autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), destaca que o empresário teve bens de alto valor apreendidos, entre eles uma Ferrari, uma réplica de carro de Fórmula 1, relógios de luxo e grande quantia em dinheiro.

Leila também ressaltou que Cavalcanti é dirigente e sócio de empresas que atuam em setores relacionados ao foco da investigação, além de possuir vínculos diretos com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS” — outro nome citado nas apurações da Polícia Federal.

A Operação Sem Desconto foi deflagrada para desarticular uma rede de empresas e intermediários suspeita de realizar empréstimos e descontos indevidos em benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas em todo o país.