O cão Bolt, da Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa, está de volta às ruas e reafirmando sua fama de “terror do tráfico”. Após se recuperar de um atropelamento sofrido durante uma operação em julho, o agente de quatro patas retomou as atividades e já acumula novas apreensões de drogas na cidade.
Bolt pertence ao Grupamento de Operações com Cães (GOC-K9) e, neste domingo (5), marcou oficialmente seu retorno ao serviço. Durante patrulhamento no bairro Boa Vista, o faro apurado do cão levou a equipe da GCM à localização de aproximadamente 500 gramas de maconha, além de dinheiro e outros materiais. Três suspeitos foram encaminhados à 4ª Central de Flagrantes.
Entenda o caso
De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o cão Bolt-K9 foi ferido no dia 15 de julho, durante uma operação no Calçadão. Após o atropelamento, ele passou por tratamento intensivo e quase dois meses de recuperação. Desde então, vem retomando as atividades de forma gradual — mas com o mesmo desempenho que o tornou um dos principais aliados da Guarda no combate ao tráfico.
A volta de Bolt às ações operacionais foi marcada por importantes participações. No dia 2 de setembro, em operação conjunta entre a Polícia Civil e o GOC-K9, o cão ajudou a localizar crack, cocaína, haxixe e maconha, além de uma pistola calibre 9mm com numeração raspada, suspeita de ter sido usada em uma tentativa de homicídio, no bairro Nova Ponta Grossa.
Ainda em setembro, Bolt atuou em apoio ao GAT no dia 29 e à Polícia Civil no dia 30, reforçando o trabalho integrado entre as forças de segurança.
Retorno vitorioso
A sequência de operações confirma o retorno triunfante de Bolt-K9, símbolo do GOC e destaque nas ações da Guarda Civil Municipal. Recuperado e em plena forma, o cão volta a desempenhar um papel fundamental nas ruas de Ponta Grossa, consolidando sua reputação como um verdadeiro inimigo do tráfico.